Viagens, Vinhos

Roteiro Natureba Paris 2016: restaurantes, bares de vinho y otras cositas do mundo do vinho natural.

Paris. Ah, Paris. 

Inegável que pra gente, nerd do vinho natureba, continua sendo uma das mecas. Fui ultima vez dois anos atrás, e já fiquei bastante surpresa com a proliferação de lugares interessantes e focados em vinho natural. Comentei até mesmo que existem mais de 365 lugares para se beber vinho natural só na cidade, ou seja, você tem que ir em um cada dia e ainda vai faltar dia no ano. Obviamente, existem os que são focados 100%, existem os que só tem um rótulo orgânico, e por aí vai. Mas indiscutivelmente, é um lugar como poucos para sair por aí bebendo nos restaurantes, bares de vinhos e lojas especializadas.

Se dois anos atrás eu já me surpreendi, agora fiquei meio de queixo caído. Assim, qualquer esquina, praticamente, você consegue encontrar, se não um lugar focado em vinhos naturais, algum poico que serve ao menos um rótulo orgânico ou biodinâmico. Milhares. Aos montes. Em todo lugar. Impressionante e um tanto frustrante, pra gente que aqui fica caçando um lugar pra beber que tenha uma carta de vinhos minimamente decente, e muitas vezes não acha. 

Com só três noites em Paris, fizemos uma verdadeira maratona pra conhecer o máximo de lugares novos – e revisitar alguns velhos conhecidos. Tinha dia que almoçávamos duas vezes e jantávamos três. Mas valeu a pena. 

Vamos aos endereços!!

1. Caves Augé

Endereço: 116 Boulevard Haussmann, 75008 Paris, FrançaTelefone:+33 1 45 22 16 97

Tradicionalíssim adega, vende vinhos em Paris a mais de cem anos vendendo vinhos ( desde 1850, exatamente ) – e nos últimos anos, focou bastante nos vinhos naturais, e promove sempre degustações com produtores. A gente mesmo pegou de surpresa uma super degustação de vinhateiros do vale do Loire, que eles fizeram na calçada. Fenomenal. 
O catálogo deles é enorme e tem muita coisa legal – tem umas buchas convencionais também, mas a gente releva…rs. Vale o passeio e vale também comprar online – o site deles é ótimo. 
2. Divino
www.divvino.com/#divvino
Delícia de loja de vinhos da Marina Giuberti, sommelier brazuca que aportou pelas Oropa e hoje faz um trabalho lindo com os naturebas por lá. Vale a pena ir, conversar com ela e de quebra degustar umas raridades a preços ótimos. 
3. Cave Septime
http://www.septime-charonne.fr/
Na lista de 10 dos 10 nerds do vinho, Septime! Essa aqui é a cave, bar a vin ( fiquei com preguiça de fazer a reserva do restaurante no Brasil, e como está sempre lotado, claro que não consegui de última hora ) – mas todos já me tinham falado que a cave era já um espetáculo. Comidinhas como tábuas de frios, queijos, petiscos e pães cortados na hora dão lugar pras estrelas da casa: os vinhos naturais, em taça ou em garrafa, pra tomar ou pra levar.
4. L´Avant Comptoir 
http://www.hotel-paris-relais-saint-germain.com/
Endereço: 9 Carrefour de l’Odéon, 75006 Paris, França
Telefone:+33 1 44 27 07 97
Os três Comptoirs! Le Comptoir du Relais ( restaurante, comida legal mas carta mais “contida” ), e L’Avant Comptoir ( bar de vinhos animadíssimo com comidinhas estilo tapas – mas francesas – e carta de vinhos naturais doidona, do jeitinho que a gente gosta). Mais recente, na esquerda, o L’Avant Comptoir de la mer, bar de vinhos e comidinhas, mas só do mar. 
Dos três, fico com o L’Avant Comptoir, disparado. Pra sair com a alma, a barriga e o fígado felizes.
L’Avant Comptoir! Um dos picos mais legais e animados desse fim de semana em Paris. Um entra e sai de gente doido, comidinhas em porções de “tapas” saindo a toda hora e um mar de vinhos Naturebas em taça, dos mais estranhos aos menos estranhos, borbulhas, brancos e laranja. Detalhe do bloco de manteiga ( orgânica, lógico ) comunitária na barra do bar, pra todo mundo se servir. Amei. Voltaria todas as vezes.
Doses napoleônicas de vinho ( olha bem o tamanho dessa taça ) e de manteiga, “compartilhada” num blocão obsceno em cima do balcão. Meu tipo de lugar. Esse é o L’Avant Comptoir de frutos do mar e peixes. Uma seleção linda de brancos e bolhas ( tintos também ) em taça, ostras fresquissimas de diferentes produtores pra você escolher e mais uma seleção de “tapas” do mar pra beliscar. Como o L’Avant Comptoir, não tem mesas nem cadeiras, aliás, nem banquetas. É pra ficar no balcão do bar em pé, mesmo, e se entupir de vinho e comidinhas deliciosas. Além de, claro, trocar uma ideia com os vizinhos e com o pessoal do bar. 
5. La Fine Mousse
www.lafinemousse.fr/
Endereço: 4 bis Avenue Jean Aicard, 75011 Paris, França
Cansou de vinho, sempre dá pra hidratar tomando uma cervejinha na pressão. Aqui, eles têm uma seleção de dezenas de cervejas artesanais, entre elas a própria Cantillon, servida na pressão e concorridíssima quando chega.
6. Aux Deux Cygnes
https://www.facebook.com/auxdeuxcygnes/
7. Le Rouge et le Verre
http://www.lerougeetleverre.fr/8-rue-de-maubeuge/
Pertinho da feira orgânica que fomos no sábado, em Batignolles, está o recém aberto Le Rouge e Le Verre. Apaixonados por vinhos naturais, também se pode comer ou então só beber umas gavinhas. O Alex, que nos recepcionou, é um amor de pessoa é tão entusiasmado quanto os bons nerds Naturebas. Nas prateleiras, muita coisa boa e com preços ótimos. 
8. Cave L´Incognito
https://www.facebook.com/cavelincognito/?fref=ts
Endereço: 71 Rue de Charonne, 75011 Paris, França
Portinha sem garçom, sem hostess, aliás, sem bar nem cozinha. Só algumas mesas e clientes. Estranho? Não em Paris! Rs … O bar, estoque, cozinha e adega ficam na casa logo na esquina, e a mocinha que atende todo mundo ( e serve, e fatia, e limpa, e tudo ), fica indo com as taças e as bandejas pela rua de um pra outro. Genial. Essa aí em cima é a parte de onde saem as comidinhas e vinhos pra Cabe L’Ingognito! A sala para clientes com as mesas e banheiro fica logo na esquina… Rs e o pessoal fica atravessando a calçada com as taças, garrafas e tábuas de frio. Fantástico.
9. Le Severo
10. Au Passage
http://www.restaurant-aupassage.fr/
11. Cave des Papilles

Endereço: 35 Rue Daguerre, 75014 Paris, França

Ahaaa, Uhuuu! Cave des Papilles. Outro templo das lojinhas Naturebas pros nerds do vinho natural. Difícil sair sem nada na mão, também ( nem conto como está minha mala…..).
Ahaaa, Uhuuu! Cave des Papilles. Outro templo das lojinhas Naturebas pros nerds do vinho natural. Difícil sair sem nada na mão, também ( nem conto como está minha mala…..).
Vim visitar “in loco” pois sou super cliente deles online: eles entregam pra Europa inteira, então sempre que venho pra essas bandas, faço uma comprinha de vinho natural pra levar de volta pra casa. Não na roda e seleção fantástica. 
12. Hotel Amour

Endereço: 8 Rue de Navarin, 75009 Paris, França

Telefone:+33 1 48 78 31 80

http://www.hotelamourparis.fr/

Fácil que eu vou ficar aqui na próxima visita.Hotel, restaurante, bar a vin com vinhos naturais. E um dos banheiros mais legais que já fui na vida, com uma mesa de pebolim dentro! Rs… Você pode usar como day use ( sim, isso mesmo que você está pensando, do 12hs as 15hs ), ou como hotel. O restaurante tem comida de bistrô e vinhos Naturebas na carta. Cada quarto é desenhado pra ser diferente do outro, e a atmosfera “sexy” fica por conta da história do hotel, do bairro boêmio ( subindo pra Montmartre ) e das ilustrações de nus artísticos pelas paredes. 
13. Chocolatitudes
http://www.chocolatitudes.com/
Endereço: 57 Rue Daguerre, 75014 Paris, França

Telefone:+33 1 42 18 49 02

Querendo surtar na compra de chocolates orgânicos?! Chocolatitudes, aqui em Paris. Com chocos do mundo inteiro, só orgânicos. Logo na entrada, quem a gente encontra?! Os chocolates da AMMA são super queridos por aqui! Rs … Estou levando chocolate pra comer no próximo milênio. 
14. A feira orgânica de Batignolles & Raspail
Todo sabadão eles montam a feira só com produtos orgânicos e locais. Uma infinidade angustiante é humilhante de leite cru, hortifruti, carnes, biscoitos, pães, manteigas, queijos, aves. Pra preparar e pra levar pronto. Domingo é dia de feira orgânica em Raspail. 
6/6/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas