Queijo & Pão de Kefir
Queijinho de kefir de leite! Uhuu, também deu certo.
A idéia era usar a água fermentada do kefir de água para fazer um start de pão.
Geralmente usamos um levain ( fermento natural ), que tem que ser cuidado todo dia e demora mais de 15 dias pra estar bom pra uso, caso comece do zero.
Minha pergunta era: será que consigo fazer um pão de fermentação natural com um fermento “de improviso”? Então veio a ideia da água fermentada 24hs do kefir.
Peguei a água, misturei farinha ( usei einkorn, um trigo ancestral, vejam minhas postagens anteriores sobre o trigo ) e deixei num pote, tampado, durante 24 horas ( fermentação é um processo anacrônico, ou seja, não precisa da presença de oxigênio, então pode tampar mesmo. Até evita contaminação de alguma outra colônia microbiana e mosquitada ).
Pra minha surpresa, o bicho começou a fermentar loucamente duas horas depois. E não parou até o dia seguinte. Fiz então uma massa de pão usando esse start, mais farinha até dar ponto, e sal. O ponto do pão na mão estava lindo, sem grudar, elástico, uma pitchula.
Deixei fermentando por mais 8 horas. Fiz as bolinhas, coloquei na forma, deixei por mais 2 horas ( até dobrar de tamanho).
Forno 30 minutos a 200 graus. Sempre coloco junto uma panela de água no forno, pois o vapor que solta deixa a casca crocante…. e voilá! Pão de água de kefir, pra quem quer fazer um pão de fermentação natural mas não tem seu levain ainda.
Alimentei o kefir de leite com leite ( dãn ) , 24 horas depois tinha virado iogurte. Coei os bichitos, deixei o iogurte pra fora nesse pote. 48 horas depois separou bastante o soro da parte sólida.
O que fiz, então, foi temperar ( uso só sal ) e deixar sorando num paninho, pendurado, enquanto fui pro restaurante trabalhar.
De madruga quando cheguei em casa já estava sequinho, e então poderei colocar num potinho ( e comer como pasta ) ou então colocar numa forminha, ou prensar num pano ( como panner ) pra que ele fique mais firme, como um queijinho mesmo!