Comida

Jabuticabas!

Colhido hoje! Bolinhas pretas que nascem nos trocos das árvores, escuras por fora e branquelos por dentro. É ela mesma. Jabuticaba. 

Demora entre 10 e 15 anos para começar a dar frutinhas, e existem mais de 10 tipos diferentes de jabuticabeiras. As que têm aqui no terreno de casa devem ter lá seus 20 anos. 

Seu nome vem do tupi “iapoti kaba” que significa “frutas em botão. 

Vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos, a jabuticaba tem um pouquinho de tudo. Riquíssima vitamina C e em antixoxidantes, é orgulho nacional: a jabuticabeira é uma fruta nativa brazuca das mais autênticas. 

Tem propriedades antiinflamatórias, desintoxicantes e algumas propriedades da casca e polpa são ótimas para a pele, cabelo e ossos; aparentemente estimula a produção de colágeno no corpo. 

Tem alto teor de fibras, muito pouca gordura e é super digestiva. Ajuda a controlar os níveis de açúcar do sangue e é bastante recomendada para mulheres grávidas, por seu alto conteúdo de ferro e ácido fólico. Quadros de anemia também. Por suas propriedades antiinflamatórias e doses extras de cálcio, ferro e magnésio, também é ótima para as articulações, artrites e manutenção de ossos e dentes fortes. 

Na gastronomia, tem mil e uma utilidades. Licores, geléias, sucos, molhos. Mas pra mim a melhor maneira de comer é ela fresquinha, naturalzona, fazendo aquele característico “ploc” quando estoura na boca. 

18/4/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas