Comida

Conversas: lactofermentado de quiabos.

Colheita de hoje! Beringelas e quiabos. 

Os quiabos vão de novo virar lactofermentados, pois assim dá conservar eles por mais tempo e de quebra são ótimos probióticos para o corpitcho. Outono, já é época de começar a pensar em fazer umas conservas para aproveitar os legumes do fim de verão, e poder usá-los também no inverno, quando não é época. 

Adoro fazer conservas no vinagre, e mais recentemente, estou curtindo demais fazer os lactofermentados, que são conservas feitas em soro de leite. As bactérias lácteas que fazem o serviço, deixando o alimento rico em nutrientes. 

Fora que tenho que dar vazão a todo esse soro de leite que temos aqui. Um litro de leite por dia, que fazemos coalhada lá na Enoteca, dá soro pra caramba. Por isso estamos agora testando conservas e fermentos com ele. 

Metade de soro de leite, metade de água, sal, pimenta, quiabinhos cortados na metade, crus. Dessa vez coloquei uns dentes de alho também: deixa tudo em um pote hermético, durante uns três dias. Depois se quiser passe ele pra geladeira. O primeiro teste que fiz foi com uma semana de fermentação: os quiabos ficam bem molinhos, perdem a cor verde e ficam mais amarelos…. e deliciosos. Fiz esse sábado aqui em casa, salteadinhis no azeite – e foi o melhor quiabo da vida! 

As beringelas vão ser comidas frescas, só grelhadinhas, com muita salsinha, alho e pimenta por cima.

28/3/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas