Comida

Beldroega: panc, praga, daninha…. ô, tadinha.

Daí a gente ouve falar em plantas “espontâneas”, e mesmo agora que estão mais na modinha, dificilmente alguém sabe do que se trata. Pois bem, hoje tinha um projeto de beldroega bem no meio do meu canteiro de tomilho. Nimguém plantou ela ali, ela “surgiu”. Entendeu o espontânea? Rs … Taí. É por isso mesmo que essa e muitas outras, embora sejam uma delicia e super nutritivas, são consideradas ervas “daninhas”. Pois aparecem do nada sem serem chamadas. 

Ela dá muito em canteiros, hortas, calçadas, quintais, terrenos baldios e áreas cultivadas em geral. A beldroega é uma suculenta ( é carnuda ) de origem provavelmente africana, mas que já pode ser considerada espontânea brazuca. Parece a onze horas. É utilizada na Europa e nas Américas como hortaliça ( dizem que parece espinafre, eu não acho não ) e é uma das pancs mais conhecidas ( plantas comestiveis não convencionais ) por aqui, mas mesmo assim, ainda muito subutilizada – como todas desse grupo das plantinhas fora do circuito comercial. 

A maior parte de seu uso é caseiro e seu uso na gastronomia e na medicina popular vem se perdendo. Medicina popular? Pois é, aparentemente cada planta é un santo remédio, se formos investigar. O que nos dá pista de que deviamos comer mais quantidade e mais variedade dessas plantas, verduras, legumes, ao invés de depois correr atrás do prejuízo da saúde com remédios. 

A beldroega, por exemplo, é a planta mais rica em Omega 3, quando fresca, com maior concentração que muito peixe por aí. É super rica em vitamina C, riboflavina, niacina, piridoxina, carotenóides, ferro, manganês, cálcio e potássio. Tem vitamina A pra dar é vender, mais que muito vegetal verde escuro: essa vitamina é ótima pra visão, pele, mucosas. Tem muita fibra, vitaminas e minerais. 

Cozida, é diurética é aumenta a lactação. É ótima contra escorbuto é sangramentos na gengiva pela vitamina C. As sementes são vermífugas. O suco e folhas combatem inflamações, principalmente nos olhos. Quando aplicada diretamente, aliviam a dor, facilitam a cicatrização de queimaduras e machucados. É otima para os rins, fígado e bexiga, pois é depurativa. Pode ser usada como diurética e laxante.

28/8/2015
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas