Divagações

Vermute sazonal.

 

Hoje foi dia de cortar o vermute com mais um tantinho de losna ( daqui da horta mesmo, cresceu espontâneo ), cajuína ( ué, em vez de xarope gosto de usar cajú ), folhas de cítricos frescas e grappa de vinho natural. Uso 5l de vinho infusionado, 1l de cajuína e 1l de grappa.

Agora isso tudo vai ficar se entendendo durante um tempinho no pote, depois vai pra garrafa.

Esse aqui fizemos com vinho natural que ficou em infusão 6 meses em ervas e botânicos e cascas e bruxariazinhas diversas, tudo cultivado ou coletado aqui em casa.

Toda estação a gente faz uma receita nova de vermute ( até porque as folhas e ervas mudam ), e ela vai direto pra nossa sessão de “a gente que fez”, na carta de vinhos da @enotecasaintvinsaint .

Esse ano a gente fez o vermute, fez as garrafadas ( que também mudam de estação pra estação ), fez o vinho carbônico de jabuticaba ( não provou não sabe o que tá perdendo ), o vinho de cambuci ( cristãos lutaram por essas garrafas ) além de uns tantos quantos melomel com tudo-que-é-fruta dentro que a gente vai fazendo quando dá na telha.

Agora mesmo tem melô de casca de uva e melô de jabuticaba fermentando nos tanques ( que dividem espaço com minha máquina de lavar ) : as cascas que sobraram da prensa dos vinhos de uva e jabuticaba + mel + água. Assim a gente reaproveita as cascas e faz mais birita delícia pra embriagar o ano que está começando.

12/1/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas