Vinhos

Sidra é aquele treco de festa de Natal?

Sidra é aquele treco horroroso de festa de Natal?

Imaginem, Sidra é uma bebida milenar, então tem muita história por trás. E sim, as sidras também entraram no processo industrial que todo alimento e toda bebida entrou depois da segunda metade do século XX, e a gente encontra verdadeiras atrocidades que levam o nome de Sidra, aqui e nas gringas. A gente bem sabe que tem umas coisas bastante suspeitas com nome de Sidra nas prateleiras e festas de Natal, gaseificadas artificialmente e repletas de aditivos.

Mas a Sidra que estamos falando aqui não tem nada a ver com essas Sidras de Natal da casa de praia da tia avó ( nada contra as tias avós ): estamos falando aqui de Sidras de verdade, naturais e artesanais, que preservam as tradições, a fermentação espontânea e as variedades típicas de maçãs regionais.É a mesma coisa que achar que vinho é aquele garrafão de vinho convencional suave, de cinco litros , vendido na mercearia do bairro por 50 pila.

 

( isso aqui em cima, infelizmente, é o que o povo chama de sidra no Brasil )

 

Nossa legislação:

Infelizmente nossa legislação permite a utilização de açúcares, água e “outros aditivos” na elaboração de sidras. Então muito do que o povo chama de sidra por aí não é a sidra feita só com suco de maçã, fermentada naturalmente e isenta de aditivos. É a mesma coisa do vinho.

Art. 47. Sidra é a bebida com graduação alcoólica de quatro a oito por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida pela fermentação alcoólica do mosto de maçã fresca, sã e madura, do suco concentrado de maçã ou ambos, com ou sem a adição de água.

§ 1º A Sidra poderá ser gaseificada, sendo proibida a denominação sidra-champanha, espumante ou expressão semelhante.

§ 2º A Sidra poderá ser desalcoolizada por meio de processo tecnológico adequado e, neste caso, deverá ser denominada de Sidra sem álcool, desde que o teor alcoólico seja menor ou igual a meio por cento em volume.

§ 3º A Sidra pode ser adicionada de açúcares, somente para adoçamento, e de outros aditivos.

Pur jus.

Na França a legislação permite até 49% de adição de água para a produção de sidra. As que são feitas apenas com suco de maçã tem no rótulo “pur jus”, ou seja, “só suco” .

10/1/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas