Vinhos

Vinificação natural ou vinho natural?

Vinificação natural é a mesma coisa que vinho natural? Hmmm, então. Não.

Serio? Sério.

Eu sei. Tem termos nesse mundinho natureba que confundem mesmo, em especial quando a gente fala em “vinho natural” e em vinho de “vinificação natural”. E pode até parecer a mesma coisa, mas não é.

VINIFICAÇÃO NATURAL é você elaborar um vinho sem usar insumos enológicos, como fazem os vinhos convencionais, industriais e até mesmo boa parte dos artesanais, usando leveduras, enzimas, conservantes, estabilizantes, taninos artificiais, etc.

VINHO NATURAL já é muito mais do que isso: é o vinho elaborado com uvas limpas ( no mínimo orgânicas, sem veneno ) e depois vinificado de maneira natural.

Ou seja, vinho natural não é só um vinho vinificado de maneira natural. É um vinho vinificado de maneira natural & com uva LIMPA.

Tá. Mas se você vinificar de maneira “natural” uvas que não são orgânicas… não pode chamar de “vinho natural”? Não, não pode. Pois vinho natural exige uma agricultura limpa.

Muitos produtores artesanais vinificam sem insumos enológicos e até sem SO2 uvas de vinhedos em conversão ou uvas convencionais de pequenos produtores e cooperativas. Esses vinhos a gente chama de “vinho artesanal”, ou vinho “vinificado naturalmente” ( mas não de vinho natural ).

Entenderam?

📚 Na dúvida é só ir lá no meu blog que tem um monte de textão falando sobre isso. Onde? No www.saintvinsaint.com.br/blog . Tem link na bio também.

🎧 É dos que prefere ouvir ao invés de ler? Sem pânico. Tá tudo lá também no meu podcast, o Criado Solto: link nos destaques “podcast”. Você pode seguir meu canal pelo app ou site da @olapodcasts também.

#vinhonatural #naturalwine #vinho

17/8/2021
Comente Compartilhe
×
Contact

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

We recommend making reservations - Tables above 6 people only with previous menu reservation