Vinhos

Você sabe o que é vinho natural? 

Embora não exista uma certificação para vinhos naturais como existe para os vinhos orgânicos e biodinâmicos, o mundo inteiro convencionou que vinho natural é vinho elaborado com uvas limpas ( ou seja, no mínimo orgânicas, sem veneno ) e vinificado sem insumos enológicos ( no máximo um pouco de S02, e mesmo assim muita gente não usa nem isso ). Ou como diria Alice Feiring, jornalista e escritora sobre vinhos naturais, é vinho feito com uva limpa e sem porcaria dentro. 

Então se o vinho não é feito com uvas de agricultura ecológica … não pode ser chamado de vinho natural. Quer dizer, poder até pode, mas não está certo: e quem faz isso acaba mais é confundindo os bebedores do que qualquer outra coisa. 

O pior é que tem termos que confundem mesmo, em especial quando a gente fala em  “vinho natural” e em vinho de “vinificação natural”. Eu sei que pode parecer a mesma coisa, mas não é. 

Vinificação natural é você elaborar um vinho sem usar insumos enológicos. Mas se você vinificar de maneira “natural” uvas que não são orgânicas… não pode chamar de “vinho natural”. Pois vinho natural  exige uma agricultura limpa. 

Muitos produtores artesanais vinificam sem insumos enológicos e até sem SO2 uvas de vinhedos em conversão ou uvas convencionais de pequenos produtores ou cooperativas. Esses vinhos a gente chama de “vinho artesanal”, ou vinho “vinificado naturalmente” ( mas não de vinho natural ). 

Confuso? Um pouco, mas por isso mesmo é sempre bom falar sobre o assunto e prestar atenção: pois infelizmente muita gente acaba usando o termo vinho natural sem nenhum critério. Daí vira aquela coisa de falar que é “sanduíche natural”, sabe? Mas usa pão de forma, queijo de perú, maionese, batata palha e legume enlatado.

No fundo no fundo, lembrem que tudo isso são só nomes e definições, mas o importante é você sempre conhecer a fundo o produtor, saber como o vinho é feito, exigir respostas transparentes e saber exatamente o que é o que, justamente pra poder fazer escolhas suas escolhas de maneira consciente. 

9/8/2021
Comente Compartilhe
×
Contact

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

We recommend making reservations - Tables above 6 people only with previous menu reservation