Vinhos

Vinho artificial?

Recebi a seguinte resposta “contestando” meu discurso sobre vinho, em um post sobre vinhos naturais essa semana:

“ todo vinho é natural, pois o contrário de natural é artificial, e nenhum vinho é artificial “

Sabiam que por incrível que pareça essa é uma das respostas prontas mais usadas na cruzada anti-natureba? A de que todo vinho é natural, seja porque “vinho não é artificial” ou porque “vinho é feito de uva, e uva é um produto natural”.

Bom, um suco de laranja de caixinha na prateleira do supermercado é um produto natural ou artificial? Ele foi “feito” de laranja, certo? Então ele é natural, assim como um suco que você tira na hora?

Óbvio que não.

Se você pega um produto “natural”, como uma laranja ( e nem entramos aqui no assunto de como essa laranja foi cultivada, hein… de maneira ecológica ou de maneira convencional, cheio de veneno na terra e na planta ) e depois modifica o aroma, o sabor, a cor, padroniza, adiciona dulçor, coloca acidulante, estabilizante, conservante….. sinto informar, mas ele se transforma em um produto artificial. Completamente artificial.

E o vinho? Ué, se você pega uma uva, que é um produto natural ( e nem entramos aqui no mérito de como essa uva foi cultivada 😅 ) e depois modifica o aroma, o sabor, a cor, coloca tanino artificial, acidez artificial, leveduras pra modular aroma e sabor, conservantes, estabilizantes, modifica a acidez……

Pois é. Não é difícil chegar à conclusão de que sim, ele se também se transforma em um produto artificial. Completamente artificial.

Essa é justamente a diferença entre os vinhos convencionais, que a gente está habituado a ver nas prateleiras, nos restaurantes, nas revistas, e os vinhos naturais. Um foi feito com uvas de cultivo convencional, baseados em monocultura, fertilizante sintético e agrotóxico, depois vinificado com centenas de insumos enológicos pra modificar, padronizar e deixar “apto ao que pede o mercado mercado” ; o outro foi feito com uvas de cultivo ecológico e vinificado sem nenhum insumo, só uva mesmo.

Suco de laranja de caixinha. Suco tirado na hora. É essa a diferença.

19/8/2021
Comente Compartilhe
×
Contact

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

We recommend making reservations - Tables above 6 people only with previous menu reservation