Comida

Sabonete hidratante com cascas de bananas.

Sabonete hidratante feito com óleo reaproveitado e cascas de bananas que iriam parar no lixinho da pia.

Mais um pra saga de sabão de reaproveitamento: sim, afinal, se ninguém reparou ainda, o lance todo não é só fazer o próprio sabão – que já é bom demais por diversas razões – mas sim, usar a saboaria como um dos recursos para reaproveitamento de ingredientes. Óleo usado, borras de café, cascas de banana, cascas de ovos. É. Bobeou, tudo vira sabão ou sabonete.

Tem um episódio lá no meu podcast falando só sobre isso. O link está nos destaques ( podcast ). Você pode também seguir meu canal, o Criado Solto, lá no app ou no site da @olapodcasts .

Pra esse aqui, usei:

– 1l de óleo reaproveitado ou banha.
– 200g de soda cáustica.
– 250 de àgua morna.
– 50g de sal
– 100g de bicarbonato de sódio
– 200g de cascas de banana processadas
– Sementes de coentro, manjericão anis e raspas de laranja pra dar cheirinho

Como?

Fácil. Diluir a soda em água morna com cuidado. Acrescentar a banana processada, misturar bem. Acrescentar o óleo e misturar por vários minutos até dar ponto de “doce de leite”. Acrescentar o sal e o bicarbonato ( vai endurecer mais ), misturar até homogeneizar. Enformar e esperar 3 semanas pra curar a soda antes de usar.

E voilá.

Sabonete pra usar quando quiser. Esses aqui foram de mimo de dia das mães lá pra @enotecasaintvinsaint e também pros banheiros. Afinal, a gente já tinha por lá sabonetes naturais, mas não feitos pela gente mesmo, né. Beeeeeem mais legal.

1/7/2021
Comente Compartilhe
×
Contact

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

We recommend making reservations - Tables above 6 people only with previous menu reservation