Dicas de lugares, Vinhos

Petnat de morango orgânico.

Petnat de moraaaango? Ué, ma porque não? 😬

Aqui, morangos orgânicos e vinificação sem insumos enológicos, fermentação espontânea e única em garrafa pra aprisionar as bolhas.

Roberta e Davis se mudaram pra Mantiqueira faz alguns anos.

Começaram a plantar, reflorestar, cultivar frutas, consorciar espécies, criar minhocas, fazer agroflorestas.

Mais recentemente, se depararam com a velha indagação: “mas poxa, a gente come orgânico, cultiva orgânico, vende produtos orgânicos…… mas ….. e o que a gente bebe, mesmo? “

Hmmmmf.

Se você perguntar, 5 em 10 dos mais ferrenhos consumidores de orgânico continuam bebendo bebida industrial ( a cervinha, o drink com vodka de péssima qualidade, o vinho cheio de aditivo enológico e por aí vai ).

A gente é o que a gente come, mas também é o que a gente bebe.

Não faz sentido se esforçar pra comprar uma cesta de produto orgânico direto do produtor e “esquecer” que o goró da sextona também faz parte de uma supermegaultra indústria. E das pesadas. E consumir bebida industrial não vai fazer bem nem pro seu corpo, nem pro pequeno produtor, nem pra qualquer resgate cultural de qualquer coisa, muito menos pro meio ambiente.

E digo mais, essa desconexão entre discurso e pensamento é geral. Só pegar exemplo da galerinha que faz cruzada contra adição de so2 no vinho e depois se enche de pó na balada pós feira de vinho.

Pode? Não pode? Ué, pode fazer o que quiser na vida, gente. Mas vale pensar. Um pouquinho de coerência na vida não faz mal pra ninguém.

Tá, mas qual a solução pra continuar bebendo sem apelar pra birita industrial? Partir pra cima do problema, como o pessoal do @sitio_grauna fez.

Começaram a fazer cervejas pra consumo próprio e agora estão também fazendo vinhos de fruta e hidromel, com as frutas que eles cultivam, de maneira orgânica, na propriedade deles.

E como eles mesmos viram, na prática, “nem é tão difícil assim, mas antes de começar a gente acha que é coisa impossível fazer seus próprios fermentados alcoólicos”.

Já rolou hidromel de Physalis e petnat de morango 🙌 ( que tá deliciosooooooooooo ).

Claro que tem meia dúzia na mala voltando comigo pra @enotecasaintvinsaint 🙌.

📍pra quem quiser conhecer mais do trabalho lindo deles ( e provar esses morangos borbulhantes ) é só mandar um direct pra Roberta, no perfil da @sitio_grauna .

#criadosoltomantiqueira

9/7/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas