Comida

Jogar casca de banana fora? Nunca.

Dá pra fazer pão, vinagre, fertilizante, doce. Tem um montão de receita com casca de banana lá no meu blog. Link na bio.

Aqui é a versão farofa: só cortar em tirinhas finas e dar uma fritadela na frigideira com fatias também fininhas de cebola e alho, jogar por cima uma boa farinha de mandioca ou de milho, pimentas, ervas frescas, e voilá. Tá pronto.

Dá pra fazer com dendê, com manteiga de garrafa, com mais alho, menos alho, com ovo, com farinha de milho, com farinha de mandioca, com farinha d’água.

Aqui misturei farinha de mandioca com farinha de coco que “sobrou” da “coagem” do leite de coco fresco – leite de coco, esse, que foi na receita de moqueca.

Moqueca? É, de banana da terra também.

A polpa da banana foi pra moqueca, a casca foi pra farofa, o leite de coco fresco foi pra moqueca e a farinha de coco que sobrou do leite, foi pra farofa.

Só não usei as cascas do coco pra fazer biquíni pois tá frio e meio que já saiu de moda, mas elas vão pra composteira ou, quando tenho paciência de cortar retinho, viram cumbucas.

Esse foi o almoço de domingo.

Afinal, reaproveitamento não é só comer o que sobrou do almoço na janta, e pode sim ter cara de almocinho de final de semana.

Ah! Teve também petisco de banana chips ( com a banana inteira fatiada de comprido, com casca e tudo, assada no forno com sal e pimenta ), as cascas dos ovos foram lavadas e vão virar farinha de casca de ovo ( que eu uso na horta ou pra fazer sabão abrasivo ), as borras de café do coadão da manhã e da tarde foram separadas pra virar sabonete e esfoliante clareador pra pele, e as sobras de vinho foram pro meu potão de vinagre, pra virar vinagre.

Mentira. Não sobrou vinho.

Mas o resto é tudo verdade 😂.

1/7/2021
Comente Compartilhe
×
Contact

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

We recommend making reservations - Tables above 6 people only with previous menu reservation