Comida

Falafel de grão de bico fermentado.

Essa semana testei uma receita de falafel com grão de bico fermentado.

Pra fermentar o grão de bico é só deixar ele de molho 24h, escorrer a água e processar, bater ou Pilar até virar uma pasta. Essa pasta se coloca em um vidro fechado por mais 24h, ou até ela formar bolhas, crescer e depois murchar de novo. É a base dos grãos fermentados do ‘dosa’ indiano, e que podemos aplicar em várias receitas. Aliás, até acarajé feito dessa forma, fermentando o feijão fradinho, fica uma delícia.

Em geral os grãos e sementes tem que ficar de molho antes de serem utilizados pois contém antinutrientes como o fitato, que impede a absorção de nutrientes no corpo. Grãos demolhados são mais digestos, leves e nutritivos. Não dão gases. Além de já ficarem mais macios, óbvio. Ah! E é bom trocar sempre a água do demolho e evite deixar em ambientes muito quentes, para não “azedar”.

A receita tradicional usa o grão de bico cru e demolhado. Nessa versão com ele fermentado, o ideal é dar uma “escorrida” no excesso de líquido dessa pasta, pro bolinho não ficar muito mole e perder a textura na hora de fritar. Salsa, coentro, cebola, alho, pimenta Síria, cominho, sal, um pouco de farinha pra dar liga…. pila ou coloca tudo no processador, e tá pronto. Falafelzitos feitos com massa de grão de bico fermentada.

28/6/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas