Comida

Reaproveitamento: bananas.

Ainda não sabe o que fazer com bananas e cascas de banana? Vamos lá.

A polpa madura, comemos, congelamos para virar sorvete, fazemos tortas, bolos, sobremesas, moquecas. A polpa verde também se usa: cozinhamos e transformamos em biomassa para pães, tortas e bolos, ou então cortamos em fatias com a casca mesmo e fazemos patacones fritos, como na Colômbia.

Bananas verdes fritas ou desidratadas com sal e pimenta ficam deliciosas. A casca, cortamos fininha, verde ou madura, para fazer farofa de banana. A casca madura também pode ser cristalizada, ou desidratada para incrementar granolas. Ela seca e moída, vira farinha. Com as cascas também fazemos pão de casca de banana de fermentação natural, almôndegas e panquecas, batendo no liquidificador com um tanto de farinha.

Como se não bastasse, com essas mesmas cascas ainda dá pra fazer fertilizante natural, misturando com água e deixando fermentar – e também vinagre, deixando em água, em pote aberto para avinagrar. Ah! As cascas também ficam ótimas como picles, maduras ou verdes, em tirinhas, com cebola, alho, água sal e vinagre. Hm. Vai dizer, não é idéia que falta pra gente começar a utilizar melhor os alimentos que estão debaixo do nosso nariz.

Ah! Em tempo: a banana não é tão brazuca quanto a gente pensa. A origem dela é asiática e veio parar aqui em algum momento da história, virando praticamente um sinônimo de nosso paraíso tupiniquim. #quarentenacriadasolta#reaproveitamento

20/7/2020
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas