Comida

Leite vegetal e farinha de coco: reaproveitamento.

Sabe aquela farinha de coco e aveia que usamos para fazer pão?

Ela é o que sobra no pano depois que coamos os leites vegetais. É só secar no forno baixinho ou numa travessa ao sol, guardar e depois usar como farinha. Para fazer o leite vegetal também é super fácil, divertido e bem mais barato do que ficar comprando leite vegetal de caixinha. Eu faço essa receita aqui:

100g de castanhas | 200g de coco seco fresco | 100g de aveia em grão | 100g de arroz integral | 2l de água.

É só demolhar as castanhas em meio salino por 4 horas e os grãos em meio ácido por 24h. É importante demolhar tanto os grãos quanto as castanhas para que elas fiquem livres de quaisquer componentes que possam agir como antinutrientes – coisa que o demolho resolve, e se quiser saber mais sobre isso acesse a caixa de procura aqui no blog, digita ‘molho’ ou ‘demolho’, que lá tem textão. No dia seguinte, troque a água e leve tudo ao fogo até ferver – e os grãos amolecerem. Dá pra fazer a receita com tudo cru, apenas demolhado, mas eu prefiro dar uma fervura pois assim esse ‘leite’ fica mais estável e dura mais na geladeira. Ainda quente, adicione o coco seco fresco, bata no liquidificador e coe no pano. Pode espremer mesmo, até sair todo o leite. A diluição? Bom, vai depender do uso e do gosto – então vá adicionando água conforme a necessidade, para dar a textura que quiser para seu leite. O que sobrou no pano, não esqueça: não é pra jogar fora, vira farinha.

Mais uma das mil utilidades para o que sobra no pano depois de coar os leites vegetais: é só adicionar mais água, aveia, levar no fogo até engrossar….. finalizar com canela e mel – e você acaba com um mingau delicioso. Esse aqui tinha aveia, castanha e arroz, e deixei as sobras do leite vegetal de um dia para o outro na geladeira sem problema. Se passar muito mais tempo essas sobras, como estão úmidas, vão fermentando, então não fica tão legal para mingau, mas você pode fazer uma pastinha fermentada com missô ( ou sem missô ) para comer com pão, que também fica ótima. Para evitar que as sobras fermentem, é só usar no dia ou no dia seguinte, congelar ou secar e guardar como farinha.

5/5/2020
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas