Comida

Pão de espelta de fermentação natural.

O espelta é da mesma família do trigo, mas é como se fosse um primo distante. Conhecido como trigo vermelho ou farro, ele é parte do que chamamos de “trigos ancestrais”. Conhecido a mais de 6000 anos pelos seres humanos fazedores de pão, ele não sofreu as modificações comerciais que o trigo comum sofreu. O espelta tem sabor amendoado e é super saboroso. Tem mais e melhor qualidade de proteínas, minerais, ácidos graxos e vitaminas que o trigo comum. Tem glúten, portanto não deve ser consumido por pessoas celíacas, mas por sua estrutura “não modificada” comercialmente, ele é bem aceito por pessoas com alergia ou sensibilidade ao trigo, além de ter um impacto muito menor na nossa resposta glicêmica. Só não pode esquecer que além disso, os pães de fermentação natural são mais nutritivos, saborosos, saudáveis e melhor assimilados pelo nosso organismo do que os pães que não são fermentados. Então, na dúvida, fermente. E adote um levin como bichinho de estimação.

Ingredientes:

500g de farinha espelta 

150g de levain

310g água fria 

10g de sal

Modo de preparo:

Dia 1:

Misture a farinha com a água e sove levemente para que toda a água seja absorvida pelo trigo. Coloque na geladeira para realizar o processo de autólise, por mais ou menos 30 minutos. Após esse tempo, retire a massa e veja que ela já atingiu o ponto de véu (ponto ideal das redes de glúten, que parece uma rede ou um véu). Acrescente o levain e sove por 5 a 10 minutos, sempre observando o desenvolvimento do véu. Acrescente o sal e misture bem até que ele esteja distribuído de forma uniforme pela massa. Coloque em um bowl e leve na geladeira por 24 horas. 

Dia 2:

No dia seguinte a massa já vai estar devidamente fermentada. Retire do bowl e coloque em uma superfície com azeite, deixe descansar por 10 minutos e inicie as dobras. Faça 4 sessões de dobras com intervalos de 15 minutos entre cada uma delas. Feito isso, modele a massa e coloque em uma cesta com tecido levemente enfarinhado e deixe descansar por mais ou menos 1 hora e meia. Coloque em uma forma com com farinha ou panela de ferro, faça o corte na massa com uma navalha ou faca bastante afiada e leve ao forno em temperatura alta por mais ou menos 45 minutos.

15/4/2020
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas