Comida

MOLHO DE PIMENTA FERMENTADO:

MOLHO DE PIMENTA FERMENTADO:

Hoje foi dia de colher pimentas maduras na horta para fazer conserva.

Sim, conserva de pimenta, ou seja, molho de pimenta. O nosso molho de pimenta é feito a partir de fermentação lática, e leva as pimentas orgânicas da nossa horta, sal, um tico de água e tempo:  só. Esse molho a gente vende em potes de 500g na mercearia, e semana que vem eles vão também na nossa cesta de orgânicos.

Pra fazer em casa, é só bater as pimentas com um pouco de água, o suficiente para que elas se transformem em uma pasta grossa. Pode ser qualquer tipo de pimenta. Acrescente sal ( uma colherzinha, ou se quiser ser mais específico, cerca de 2% ou 3% de sal em relação à quantidade de pimentas já batidas com água ), coloque em um pote de vidro fechado ou com airlock. Deixe para fora da geladeira uns 3 a 4 dias, e você vai ver a formação de bolhas que “levantam” uma parte das pimentas no pote. Todo dia é bom abrir um pouco o pote, com cuidado para não voar pimenta por todo canto, para tirar esse ar. Com airlock não precisa, é só deixar lá fermentando. Depois de alguns dias a pimenta já fermentou e ela para de soltar bolhas e de “subir” no pote. Daí você pode coar ou guardar em potes menores na geladeira. Aqui a gente coa, guarda em vidrinhos pra usar como molho, e a parte sólida a gente desidrata, para usar depois durante o ano como pimenta seca em flocos.

Ah, curiosidade. Embora muita gente ache que só exista fermentação lática em meios onde há derivados lácteos, essa fermentação nada tem a ver com leite em si. Pudera. O termo lactofermentação pegou, e daí muita gente confunde mesmo. As bactérias láticas transformam açúcar em ácido láctico, que dá aquele azedinho característico aos alimentos fermentados por elas. São bactérias que estão presentes por todo o canto, na gente, nas frutas, nos legumes, geralmente nas cascas e na nossa pele. São bactérias que vivem em um meio ácido, de PH baixo, e são anaeróbias, ou seja, não precisam de oxigênio como a gente. Por isso as fermentações láticas são feitas em potes herméticos ou em ambientes com ausência de oxigênio – como líquidos onde os ingredientes ficam submersos.

#quarentenacriadasolta #saintvinsaint 

25/3/2020
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas