Comida

Sabão de folha de mamão

SABÃO DE FOLHA DE MAMÃO: 

Tanta gente está pedindo que vamos colocar aqui a receita. É, a gente reaproveita até a gordura e oóleo que usamos na cozinha  … e fazemos… sabão! 

Vamos lá, você vai precisar de: 

  • 5l de banha usada, aquecida e coada
  • 4l de água
  • 2 xícaras de vinagre
  • 1kg de soda em escamas
  • 4 folhas de mamão
  • ervas aromáticas ou especiarias

A folha de mamão atua como agente branqueador, e as especiarias ou ervas, para dar aroma ( pode brincar com óleos aromáticos também ). 

Modo de preparo: amorne 2l de água. Bata os outros 2l no liquidificador com as folhas de mamão, vinagre e ervas. Num balde, despeje os 4 litros de água, e aos poucos, sempre com luvas e máscara, acrescente a soda cáustica. Com ajuda de um bastão comprido, dissolva a soda com cuidado para não respingar e nem inalar o vapor. Acredite, é extremamente tóxico e queima. Quando estiver dissolvida ( ela “ferve” ), vá colocando a banha aos poucos, mexendo sempre. A cor vai mudar, a textura vai mudar, e quando estiver “cremoso”, é hora de colocar em forminhas para endurecer. A soda demora duas semanas para “curar”, então antes disso não usa esse sabão. Depois, é só cortar e usar para lavar louça, roupa, o que quiser. 

Lembrando que é sabão e não sabonete – não tem uso cosmético. Quem for fazer com óleo de cozinha, pode alterar a proporção de água: 3l de óleo para 1l de água, 1 xícara de vinagre e 0,5l de soda. A banha precisa de mais água mesmo, mas qualquer um dos dois vai render um super sabão. Você reaproveita a gordura da cozinha que iria para o lixo e ainda economiza um montão em produto de limpeza. Aqui a gente lava as louças, os guardanapos e os pratos…. e ainda sobra sabão. 

#sabaocriadosolto

#fazendopracomerdepois 

12/12/2019
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas