Ervas & Plantas

Anti-inflamatórios naturais ……

Parece decoração de Natal, mas é uma tintura anti-inflamatória mesmo.

Essa semana tivemos que segurar o bode pra fazer um curativo, e batata: dei um mal jeito na lombar de fazer chorar em horário nobre. O jeito foi dormir deitada em bolsa de gelo.

… e aproveitando a onda, dar uma estudada no assuto, e fazer umas misturinhas aê.

Gosto de fazer as tinturas com alcool “bebível”, pois daí além de uso tópico, a gente também pode ingerir como remédio mesmo. E fica guardado na “farmacinha”.

Na tintura: foi aroeira, tanchagem, alecrim, hortelã, manjericão, gengibre, cúrcuma, tomilho, erva de santa maria, unha de gato. Infusionado em cachaça, vai ficar lá mais de mês. Depois é só coar, usar em conta gotas bem diluído com água – a idéia não é chapar com a tintura, gente – ou então usar diretamente no local inflamado.

Oléo calmante/anti-inflamatório/analgésico: bom, o óleo de coco já é um pãtza anti-inflamatório natural. Olíbano, hortelã pimenta, alecrim, gengibre, lavanda, camomila, camomila azul…. dá pra fazer uma boa misturinha com óleos que tem efeito de relaxamento muscular, analgésicos e anti-inflamatórios, pra poder besuntar o local da “injúria” antes de partir pra bolsa de gelo.
Gelo? Sim, gelo é um santo remédio para inflamações.
Curiosidade: fazer um macerado de pimenta em álcool ou óleo é uma baita analgésico. Você passa e esquece que tá doendo em dois segundos. Delícia. Só tem que tomar cuidado onde vai colocar essa mão depois, pra não acabar cego de um olho ou com partes indevidamente ardidas. Eu uso minhas pimentas já lactofermentadas, para depois misturar com óleo de coco e aplicar no local que está doendo. Pode parecer contraditório, mas pimenta é anti-inflamatória sim.

Infusões: no rolê do mais chá e menos remédio. Cúrcuma, gengibre, alho, e praticamente todas as ervas ali de cima que foram pra tintura são ótimas para desinflamar o organismo de dentro pra fora.

#fazendopracomerdepois

25/1/2019
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas