Comida

RECEITA DE KETCHUP CASEIRO LACTOFERMENTADO

RECEITA DE KETCHUP CASEIRO LACTOFERMENTADO.

Quer fazer ketchup em casa com a polpa de tomate que você fez essa semana? Também dá pra fazer. 

A receita tradicional de ketchup na verdade nem levava tomate, e tem origem em receitas de molhos fermentados à base de caldo de peixe orientais. Aqueles molhos e receitas da época que a galera fazia as coisas fermentadas artesanalmente, e eram ótimas pra saúde. 

Sem entrar muito nisso, dá pra fazer ketchup em casa e ainda adicionar todos os benefícios da lactofermentação no rolê, eliminando de vez os potinhos industrializados que tem mais aditivo alimentar do que tomate lá dentro. 

Até pra criançada pode ser bem divertido fazer seu próprio ketchup. 

Pros mais de bicho, dá pra fazer com caldo de peixe ( feito em casa, pelamordedeus, com os restos e espinhas do peixe que você fez, certo? ), pros de planta, um caldão de legumes mesmo. 

Os temperos variam, e dá pra pirar na própria receita. Coloquei algumas sugestões. Eu por exemplo gosto muito de pimenta, então abuso de várias. 

INGREDIENTES: 

  • 500g de polpa de tomate
  • 1 colher de sopa cheia de soro de leite 
  • 1 colher de sopa de mel, melado ou açúcar mascavo
  • Pimenta, sal, alho cru, cravo, canela, noz moscada, zimbro, caiena, pimenta da Jamaica, grãos de mostarda, sementes de coentro, sementes de erva doce, gengibre à gosto. 
  • 2 colheres de sopa cheias de caldo de peixe concentrado ou caldo de legumes.

MODO DE PREPARO: 

Você vai pegar aquela polpa que você já cozinhou, colocou em potinhos, e etc… e vai fazer com que ela fermente. Na verdade, com que ela lactofermente. Então vai misturar a polpa com os temperos, o açúcar e o soro de leite. Pode bater no liquidificador mesmo. Daí é só colocar num pote fechado, com pelo menos 1/3 de espaço vazio dentro. A fermentação vai começar por conta das bactérias lácteas que estão no ambiente, no soro de leite, e por conta do açúcar. Essa polpa vai começar a espumar e a “crescer” por conta de bolhas de gás ali dentro. Você pode deixar o pote fechado, ou ir abrindo caso tenha medo dele explodir e voar ketchup fermentando pela casa. Eu deixo fechado mesmo, nunca tive problemas. Quando o treco para de espumar e fica quietinho, é sinal que a fermentação terminou ou está já mais tranquila. Pode abrir, coar – se quiser – e guardar em potes herméticos para consumir quando quiser. 

14/10/2018
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas