Comida

Grãos germinados

14324197_1117871688249711_8581784404530422906_o

 

Ovo mole, moyashi germinado, café com cardamomo, canela, cravo e erva doce.

Sim! Germinando grãos! Seus pais com certeza já fizeram isso se eles foram hippies ou macrobióticos em alguma época da vida. Certos estavam eles. Os germinados são uma super fonte de nutrientes, e tudo ali está explodindo de energia vital – literalmente – e vai direto pro seu corpinho.

Primeira etapa: deixar de molho. Depois de deixar de molho por um dia, coloco em um pote tampado com pano ou voal. Daí no começo pode parecer meio trampo demais, mas você se acostuma. O negócio é ir deixando os grãos úmidos, mas não dentro d’Água – senão eles vão ficar azedos. O lance do pote é você colocar água lá dentro e depois virar de ponta cabeça, pra ela escorrer. Os grãos vão ficar em contato com o pano ou o voal, úmidos, e vão começar a germinar. Demora alguns dias, dependendo da variedade. O feijão moyashi, da foto, já começa a germinar no primeiro dia!

Pra quem acha que germinar grãos é só pra deixar mais bonitinho ( inegavelmente são ), se engana. Quando você germina você literalmente acorda o grão: nutrientes são potencializados até em três vezes e ficam muito disponíveis para serem digeridos.

São ótimas fontes de fibras, ajudam o sistema imune e tem antixoxidantes pra dar e vender. Quantidades consideráveis de vitaminas no complexo B acabam sendo encontradas e aqueles antinutrientes que geralmente estão presentes nos grãos inertes, vão embora com a germinação. Não só vão embora, como dão lugar andibersas enzimas interessantíssimas por conta do processo de brotação.

Justamente por isso que é chamado de comida viva – pois estão em pleno processo de iniciar uma nova planta.

Muita gente defende que ajuda também na regulação de humor, na disposição mental e física, além de auxiliar a digestão.

Para os benefícios dos grãos germinados em sua totalidade, o melhor é consumir cru: em saladas, em pastas, em sucos. Mas mesmo se você usar em preparações quentes, vai ser bem melhor que um grão inerte: são ótimos em pães, em hambúrgueres, falafel, o que você imaginar.

29/9/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas