Comida

Almeirão roxo

14053866_1103366459700234_7419014604811692605_o

Almeirão roxo arrasando no pantone.

Trouxe uma muda pequena e quando vi, tinha se espalhado pela Horta inteira. Depois descobri que ele é meio praguinha mesmo, vai tomando conta e invadindo territórios sem pedir permissão. Ótimo. Teremos almeirão roxo eternamente na Enoteca! Rs…

Por esse comportamento, digamos, “dado” do almeirão é que muita gente encara como praga. Mas como tudo depende do ponto de vista, eu estou achando o máximo – e prefiro servir um almeirão roxo diferentão à uma alface americana que todomundojaviu.

Muita gente acha que é mato ( bom, Enoque não é…..? ) e acaba não comendo, até porque ele é “tão bonito que nem parece de comer” – palavras do nosso caseiro. Nas Oropa, inclusive, se planta muito como decoração, mesmo. Decora, depois come. Inteligente.

Pois é. Ele é bonito e se come sim. Não tem o amargor pungente do almeirão mais conhecido, é mais brando e quase doce. As folhas quando adultas ficam grandes e divam nas saladas, inteiras ou fatiadinhas. A versão Gaúcha da salada com vinagre de vinho e pedacinhos crocantes de bacon também fica delicisa nessa versão “almeirão do mato”.

Precisa de muito sol, mas prefere o clima ameno do outono inverno. Dá pra achar sementes na internet, e dá que nem chuchu. No verão também dá sim – e demora mais ou menos de 80 a 100 dias depois do plantio para poder colher.

Dizem que dá até pra comer a raiz – ainda não experimentei – e também fazer uma bebida com ela tostada e infusionada, tipo café. Uau.

Por conta do sabor amargo, faz parte das plantas que ajudam na digestão e bons tratos com o senhor nosso fígado. Existem até estudos sobre a ação do almeirão roxo em reposições hormonais “naturais” feitas com ativos de plantas. E pasmem – a raiz é usado na produção industrial de inulina ( longo assunto, falamos em outra oportunidade ). Ele também é usado como laxante e diurético. E pra queda de cabelos.. rs

O bichano é parente da chicória, alface, dente-de-leão e serralha. Fornece vitaminas A, C e do complexo B, além de ser boa fonte de fósforo e ferro, como boa parte das plantas por aí. Almeirão-roxo, Almeirão-de-árvore, Chicória-amarga, Radi. Tudo a mesma coisa: almeirão roxo.

30/8/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas