Comida

Bolo de cacau e amaranto.

Bom dia pra você também que acorda às seis da manhã sem sono e resolve testar receitas! Rss… Primeira do dia, bolo de cacau 100% e amaranto. 

Usei pra adoçar xilitol. É, pra quem ainda não conhece, ele tem o mesmo poder adoçante do açúcar mas além de não acidificar o organismo, tem quase metade das calorias do primo refinado e conta com um índice glicêmico super baixo, o que não eleva os níveis de insulina do sangue. Embora não seja rico em nutrientes ou vitaminas, contribui para a saúde dos dentes, tanto que é usado em muita pasta dental por diminuir a acidez da saliva. Esse adoçante de origem vegetal ainda dá uma ajudinha na absorção do cálcio no organismo. Ou seja, se você quer um docinho mas não quer usar os adoçantes naturais como mel, rapadura, melado, açúcar de coco ( que são ricos em nutrientes mas também tem índices glicêmicos mais altos ), o xylitol é uma opção ótima. Desvantagem? É um adoçante como outro qualquer, está ali só pra dar um sabor adocicado. Lembrando que o ideal é sempre “cortar” um pouco essa mania de adoçar tudo. Aqui no Braza a gente come tudo com muito açúcar- pudera, nossa história é baseada na colônia açucareira. Mas consumir açúcar em demasia não é nada bom pra saúde. E estimular o paladar doce também não, pois nos reforça a comer sempre mais coisas doces e mais doces, e daí isso vira um ciclo vicioso.

Eu sou daquelas que gosta de bolo praticamente “salgado”, quase sem açúcar. Mas como o maridão sempre reclama, dessa vez fiz a receita com o Xilitol… rss….

Aqui foram 4 ovos ( bata às claras separado ), 1 xícara de xilitol, 4 colheres rasas de óleo de coco ou azeite ou banha, 2 colheres beeeem cheias de cacau 100%, 1 e meia ( até duas, depende das carinhas você vai dosando os líquidos ) de xícara do leite de sua preferência ( vegetal ou animal ), 2/3 de xícara de farinha de arroz, milho ou mix da sua preferência, 1 xícara de amaranto, 1 colher de fermento. Pra salpicar, chocolate 85% picadinho, frutas vermelhas secas e castanhas picadinhas ( tudo pode dar 2/3 de xícara ).

Claras em neve batidas, junte todo o resto e misture. Adicione às claras de mansinho pra manter a espuma. Forma untada com farinha, 40min no forno.

6/6/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas