Comida

Bebidas quentes de inverno: Matcha com leite de amêndoas.

Matcha orgânico com leite cremoso de amêndoas e gordura de coco. 

Parte da carta de bebidas quentes do menu de “cafés” da Enoteca. Uhuu! Matcha bombando nos benefícios, além de leite de amêndoas e gordura de coco formam uma bomba de coisas saudáveis e pra lá de gostosas.

Matcha orgânico ( uma colher de chá ) diluída em água, 1/2 xícara de leite de amêndoas bem concentrado ( amêndoas cruas demolhadas durante 24 horas, batidas com água ). Coloco um grãozinho de cardamomo também pra dar um perfuminho a mais. 

O Matcha virou querido dos nerds da alimentação saudável ( e eu me incluo ). Ele é a folha do chá verde, desidratada e triturada, e fica um pó verde aburdamente rico em antioxidantes. O chá verde é extraído das folhas da planta Camellia sinensis, mas a concentração do Matcha equivale, mais ou menos, a dez vezes o chá verde. 
Pra quem acha que é coisa de moderninhos saudáveis, ledo engano. Sua tradição é milenar, e faz parte da famosa cerimônia do chá oriental. Ele é estimulante, acelera o metabolismo, tem muito betacaroteno e muitos antioxidantes: é super rico em catequinas, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce do organismo. Rico em fibras, em clorofila e em vitaminas. é aliado da saúde cardiovascular e também controla os níveis de colesterol do sangue. Anti-inflamatório, também auxilia na remoção de toxinas do organismo por conta de sua alta clorofila, eliminando químicos, toxinas em geral e metais pesados – e ajuda a dar um up na imunidade do corpo. Por seu alto poder antioxidante, também é usado na prevenção de doenças como o câncer. 
Seu consumo também está relacionado a maior foco, concentração e também diminuição do stress. É um estado de alerta, foco, mas também de calma ( de acordo com a linha japonesa ). Aparentemente isso tem a ver com a presença de um aminoácido chamado L- Teanina, que tem efeito calmante, relaxante, regulador de humor e “clareador” da mente. Bom também para a memória, ansiedade, depressão e concentração. Embora esse aminoácido esteja presente em todos os chás, o matcha tem cerca de cinco vezes mais do que os outros.  
Algumas comparações engraçadas: o matcha tem cerca de 10 vezes mais fibras que um brócolis, 8 vezes mais potássio que uma banana, 6 vezes mais ferro do que o agrião, 6 vezes mais betacaroteno que uma cenoura, 5 vezes mais antioxidantes que a goji berry… e 5 vezes mais cafeína que o café.
Outras maneiras deliciosas de consumir o matcha, além de usar na culinária, é como suco ( gosto com leite de inhame, matcha, gengibre e limão ), como chá ( puro com água ou com gotas de limão, gengibre e cominho )…. ou como sua criatividade mandar. Já vi bolos, sakes, pães ( fiz um, ficou ótimooo ), cookies, chocolates, bombons…. 
6/6/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas