Comida

Coco & Leite de Coco

Riquíssimo em gorduras, tem uma combinação fenomenal de graxos que fazem com que tenha virado o novo queridinho da vez. Da mesma maneira que o abacate, foi pro limbo das dietas pois “continham muita gordura”. Pois bem, agora o que se sabe é que não só essas gorduras fazem um bem danado pra gente, como não engordam. Pelo contrário. Como são frutas ricas em gordura e baixas em açúcar, são de baixo índice glicêmico e por isso ajudam quem quer manter, perder peso ou simplesmente ter uma alimentação saudável. 

Aumentar a energia, acelerar o metabolismo, promover a queima de gordura ( por conta dos famosos tcm, os triglicerídeos de cadeia média ) ajudar em males mentais e cardíacos, proteger de micro-organismos patógenos como bactérias, vírus, fungos ( por conta da alta carga de ácido láurico ) e também fortalece o sistema imunológico e afiançando anti-inflamatório. O ácido láurico e o monolauril juntos também atuam na regularização hormonal. Sem contar que é um alimento que dá uma sensação enorme de saciedade.

Na cozinha, uf. Um alimento pra lá de versátil. Com suas farinhas, pães, bolos, panquecas, farofas, biscoitos. Com seu leite, vitaminas, pudins, gelatinas, capuccinos, sopas, suflês, pães. Ele cru, só tirado da casca, também é delicioso ( guardo sempre em água pra não ir ressecando ). Assadinho no forno vira um petisco viciante. Em lascas, finaliza praticamente qualquer prato já inventado. Ou seja, o bicho é gostoso, versátil e saudável. Jesuis.

Na Enoteca usamos o leite de coco fresco, óbvio. Muitos pratos de peixe e algumas das sobremesas vão com ele. No próximo menu, também teremos um prato feito com leite de castanha do Pará – epetáculo. 

Quem disse que cozinhar e atividade física são incompatíveis?! Rss…. Hoje estamos fazendo leite de coco e farinha de coco aqui em casa. E olha, dá pra usar a camisa. 

Sim, é muito mais fácil pegar o carro e comprar uma caixinha de leite de coco é um saquinho de farinha. Mas fazer, além de literalmente ter outro sabor, só nos reforça quanto temos que dar valor ao ato de preparar nossa comida. Alimentar-se não é só ingerir nutrientes. É um conjunto de coisas que passa por atividades mentais, físicas e sociais. E que infelizmente hoje em dia ficaram reduzidas a uma ida no supermercado e a uma refeição em família na frente da televisão.

Pois bem. Comprei o coco ( não, não subi na árvore pra pegar… ainda! Rs ), fiz os furinhos, tirei a água. Quebramos o coco, tiramos a polpa da casca ( não sem uns 3 cortes de faca na mão ), batemos no liquidificador com a água dele é mais um pouco de água, coamos em um pano limpo, separamos a farinha do leite… e voilá, duas horas depois tenho 3l de leite de coco e 2 potes grandes de farinha. Se eu fosse sair pra comprar provavelmente demoraria metade do tempo, mas não seria tão divertido e o produto final não seria tão gostoso. E eu, obviamente, não daria tanto valor para o produto final.

#fazendopracomerdepois #saintvinsaint

7/4/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas