Comida

Yes, nós temos bananas!

Yes, nós temos bananas! 

Fruta que já tem status de brazuca, mas que na verdade chegou em terras tupiniquins com as caravelas portuguesas, trazidas da ásia. Aqui até tinham algumas outras variedades de banana, mas diferentes das que conhecemos hoje. 

Caiu tanto no gosto do Brasileiro que consumimos em média 30 quilos de banana por ano, por pessoa. É banana pra dar e vender. E não é só aqui no Braza que ela faz fama não: ela é a fruta mais popular no mundo inteiro. Queridinha dos esportistas, é erroneamente conhecida como “engordativa”: mas pelo contrário, a banana ajuda nas dietas de perda de peso e nas praticas esportivas pela energia e pelo potássio. 

Além de ser riquíssima em nutrientes e vitaminas como A, B e C, consegue ser altamente energética e promover saciedade prolongada, pois tem vários carboidratos diferentes de fácil assimilação; a frutose, sacarose e amido são metabolizados em diferentes tempos pelo organismo, ou seja, é energia imediata e também prolongada. A alta concentração de potássio e pouco sal é ótima para controlar a pressão, além de ter muita fibra solúvel, que ajuda no controle do colesterol e no bom funcionamento geral do sistema digestivo. 

Em Sampa, não faltam receitas tradicionais com banana. Virado à Paulista, milanesa, bolinho, farofas. Na culinária caiçara, aparece com peixes diversos, inclusive no emblemático peixe azul marinho, feito na panela de ferro, onde a banana da terra verde, em contato com o ferro, forma um caldo azul durante o cozimento. Tá estressado? Deprimido? Banana resolve – e sem duplo sentido.

5/10/2015
Comente Compartilhe
×
Contact

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

We recommend making reservations - Tables above 6 people only with previous menu reservation