Comida

Mandioca Vitaminada…

Sexta feira é dia de acordar cedo, olhar pra cozinha, e…… Claro, fazer um bolinho pro fim de semana. Esse foi feito com uma mandioca pra lá de especial, chamada de “vitaminada”. 

Tem cerca de 40 vezes mais vitamina A que a normal – isso se deve pela coloração amarela da raiz. Às pesquisas foram feitas pelo IAC ( Instituto agronômico de Campinas ) e faz parte dos alimentos chamados superalimentos ou biofortificados. Isso pois são desenvolvidos por melhoramento genético clássico ( observação e cruzas ), e não por transgenia. 

Esses alimentos acabam sendo ótimas fontes de nutrição para populações de baixa renda e ainda ajudam os pequenos produtores rurais. A seleção das plantas com mais carotenoides foi feita visualmente na escolha de raízes de cor amarela característica desse nutriente. 

Em uma segunda fase foi realizada uma seleção para boas características organolépticas (sensoriais), como tempo de cozimento, textura e qualidade da massa cozida. Por fim aconteceu uma avaliação química, para quantificação do teor de vitamina A e de carotenoides, principalmente betacaroteno.” Conta a “mãe” dessa mandioca, a engenheira agrônoma Teresa Losada Valle, pesquisadora do IAC. 

Além disso, rendem duas vezes mais na lavoura que as comuns e são muito mais resistentes a doenças e alterações climáticas e ambientais. São inúmeros os projetos no mundo de biofortificação. Vale a pena fuçar sobre o que a Embrapa está fazendo, sobre os projetos HarvestPlus, Biofort. 

Quem me deu de presente essa belezona foi o Patrick da @fazendacoruputuba e a Keila, da @comidafloresta. Aliás, amanhã estou lá com eles para visitar a fazenda, participar da feira de troca de grãos e aprender mais sobre esse assunto e outros com eles. 

Sobre o bolo: 3 xícaras de mandioca ralada, 1 xícara de aveia, 1 de mascavo, 3 ovos, 1 de farinha de coco, 1 de azeite ou óleo de coco, coco ralado e uvas passas. Delicia, e mais nutritivo que nunca…..

9/10/2015
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas