Comida

Laranjas vermelhas, sanguíneas, mombuca…. e o tosco parentesco com o vinho.



O que é o que é, que tem no vinho e tem na laranja sanguínea? Antocianina, um dos pigmentos vermelhos. 

Eu sei, foi uma ligação apelativa, mas eu estava com vontade de falar sobre a laranja, ué. 

Essa é a laranja sanguínea de mombuca, muito prazer. Eu aqui na minha piração de plantar meu pomar ( imaginem a carinha do bicho quando sussurra my preciouuussss…. essa é a minha cada vez que chega uma muda nova ) fui atrás de uma muda de laranja sanguínea de mombuca.  

Aqui no Brasil não é muito difundida, mas depois que provei uma vez no interior de Sampa, fiquei fã. E aqui vai uma recaída nutri ( yeah, pra quem não sabe antes das panelas e das taças, minha primeira faculdade foi de nutrição… e de vez em quando dá umas recaídas… haha ). 

As laranjas sanguíneas e vermelhas são doces, pequenas e ainda tem um certo parentesco tosco com o vinho: a polpa vermelha significa alto índice de pigmento vermelho, no caso, antocianinas, da família dos flavonóides. 

Sim, os flavonóides, os badalados antioxidantes presentes no vinho. Os flavonóides possuem uma série de funções na natureza, como a proteção de plantas contra um monte de coisas, proteção contra os danos causados pelo sol e a pigmentação de flores, frutos e sementes, além de atração de insetos polinizadores, etc, etc. Na gente, podem ter ação anti-inflamatória, ajuda a combater o mau colesterol, remove impurezas, é antioxidante, equilíbrio hormonal, anti-hemorrágica, antialérgica e anticancerígena, podem reduzir o risco de catarata e ajuda no processo de cicatrização. Uooou. 

Mas a corzinha simpática não para por aí. O que também forma essa pigmentação são os carotenóides – todo mundo lembra da cenoura, por causa da cor laranja: na laranjita vermelha,  alfacaroteno e betacaroteno são ótimas absorção da vitamina A, e o licopeno – daí lembramos do tomate, vermelho – também é um antioxidante. São ótimas fontes de vitamina C ( minha professora da fauce de nutrição sempre brincava que “C” era pra lembrar de cítricos, todos ótimas fontes de vitamina C ) e também ótima fonte de potássio. As laranjinhas vermelhas também foram usadas em alguns estudos onde baixavam o colesterol e ajudavam no tratamento da obesidade: alguns franceses até começaram a usar a laranja vermelha em compostos para emagrecer ( como o Sinetrol, com extrato de laranja vermelha e guaraná ).
Agora, para complicar a cabeça, não é toda laranja vermelha que é sanguínea, e ainda temos a toranja. Sim. Na verdade, existem as laranjas sanguíneas, as toranjas e as laranjas falsa-sanguíneas ( ou laranja sanguínea-de-mombuca, essa da foto ). As sanguíneas são variedades de laranja mediterrânea, como as italianas e espanholas: as Moro, Sanguinello e Tarocco. As toranjas ( grapefruits ) não tem nada a ver com o pato, e são híbridos de laranja com pomelo. A laranja, só por curiosidade, na verdade é um híbrido de pomelo com tangerina. Pomelo? Alguém lembra o que é um pomelo? rss fica pra um próximo post. 

E a laranja sanguínea-de-mombuca? Bom, ela é provavelmente uma mutação selecionada em plantas de pé-franco no Distrito de Mombuca, em Piracicaba, São Paulo. Apesar do nome, a Sanguínea de Mombuca não faz parte da família das laranjas sanguíneas, como as primas italianas e espanholas. Mas estão no grupo das laranjas de polpa vermelha. Enquanto as laranjas sanguíneas tem polpa e suco com coloração parecida com sangue – ou beterraba, se quiser ser menos trash – devido à presença massiva das antocianinas, as laranjas de polpa vermelha apresentam coloração intensa devido à presença do licopeno e beta-caroteno.

Ufa! 
No final das contas, cada fruta, legume e verdura que você quiser, se você for mesmo se aprofundar, vai acabar te dando mil benefícios pra saúde. Mas sinceramente, sempre desconfiei um pouco da separação entre o “nutriente” e o “alimento”. O que vai te fazer saudável, no fim das contas, não é o licopeno, mas sim, o tomate em si. Não é o flavonoide, mas o vinho. Pois o alimento tem muito mais em si do que os nutrientes separados – e queira você admitir ou não, a natureza é muito mais sábia do que você na hora de fazer uma mistureba de nutrientes, fibras e outras cositas más para ingerir. Ou seja, é sempre bom estudar, mas não devemos esquecer que o que vale é a ingestão dos alimentos certos, e de alimentos com qualidade: boa procedência, frescos e livres de veneno. 

Saúde!

11/6/2015
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas