Ervas & Plantas

Xarope natural para asma e tosse: coração ( ou umbigo ) de banana.

Um clássico para tosses, asmas e bronquites e afins. Sempre tenho um em casa.

O xarope de coração de banana é muito usado como expectorante e para acalmar a tosse, mas também ajuda na imunidade, em alguns casos de anemia e para fortalecimento de ossos.

Toda criança asmática já tomou uma colher na vida, e ele pode variar da versão “só banana”, passando pela “banana com abacaxi”, “banana, acabado e guaco”, até chegar em formulações mais complexas com pulmonária ( peixinho da horta ), tanchagem, mel, guaco, própolis. Enfim.

Para males de inverno eu sempre gosto de fazer meus xaropes com mel – que é meio que a forma “antiga” de fazer xarope antes da utilização do açúcar. O mel por si só é uma medicina super potente, que ajuda em muitos quadros de gripes, resfriados, imunidade, alergias, inflamações. Então fazer os xaropes com mel é sempre acrescentar ainda mais uma camada de benefícios.

Mas dá pra usar mascavo, rapadura, açúcar de coco, de beterraba. A idéia de usar açúcar é extrair as propriedades medicinais e conservá-las ( açúcar é um conservante natural ), além de deixar o remédio … com menos gosto de remédio. Por isso o sucesso com a criançada e com os adultos que se recusam a aceitar o sabor amargo.

Esse aqui eu fiz com mascavo, guaco, casca de abacaxi e umbigo de banana. Camada de coisa, camada de mascavo. Camada de outra coisa, camada de mascavo. Com o tempo ele por osmose vai tirando a água dos ingredientes e ficando líquido. Depois de um mês, mais ou menos, está pronto.

Guaco é outra erva muito utilizada para males de inverno, e abacaxi, pasmem, é um excelente mucolítico, ajudando naquela tosse entupida no fundo do pulmão. Sabe aquela casca que você joga fora toda vez que vai comer um abacaxi? Pois é. Ela mesma.

11/10/2023
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas