Divagações

Ora pro Nóbis

Reza a lenda – literalmente, reza – que a Ora pro Nóbis tem esse nome no Brasil pois era plantada como cerca viva nas igrejas de Minas Gerais. Ora-pro-nóbis significa “rogai por nós” . Aparentemente o povo guloso, que comia folhas da trepadeira enquanto assistia à missa, batizou a plantinha suculenta dessa maneira. Além de alimento, sempre foi muito usada como cerca por conta de seus espinhos e rápido crescimento. Outra versão é que os próprios padres deram esse nome à ela – o que explicaria o termo em latim e também o surgimento alguns “apelidos” populares como lobrobó e orabrobó, versões populares de um latim não compreendido ou não falado.

Cientificamente é Pereskia aculeata. Presente nas mesas coloniais de maneira bastante expressiva, seja no viradinho com farinha de milho ou na costelinha de porco, a ora por nobis voltou à cena nos últimos anos por conta de suas propriedades nutricionais. Chega a ter 30% de proteína vegetal e uma infinidade de minerais e vitaminas que a fazem um ótimo aliado ao sistema imunológico e saúde no geral: manganês, magnésio, ferro, cálcio, vitamina C. O alto teor de fibras também dá aquela ajudazinha extra no intestino, seja no seu funcionamento seja na manutenção de uma flora decente e ativa.

Dá em qualquer quintal, e até em vaso dentro de apartamento. Seus brotinhos são delicados e podem ser comidos crus – as folhas, também, mas as maiores ficam melhores mesmo refogadas, em farofas, em cozidos, em caldos.

4/4/2020
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas