Viagens

Comer na rua na Índia.

A pergunta campeã dessa viagem minha pra Índia foi “ é verdade que não pode comer nada fora do hotel senão você passa mal?”.

Vamos lá. Óbvio que existe o bom senso, mas não, você não vão morrer vindo pra Índia.

A chance do corpo dar uma apitada é grande pois é muita especiaria, muito leite cru, o clima diferente, são outros hábitos alimentares, são outros micro-organismos envolvidos no rolê.

Sim, como em qualquer lugar do mundo, você não vai beber água de torneira se não sabe a procedência, vai cuidar em onde comprar sua água na rua – pra evitar que ela seja “falsificada”, ou seja, água de torneira em garrafa de água mineral, vai prestar atenção na limpeza ( limpeza não é esterilidade ) dos lugares, no frescor, vai pedir indicações de outros turistas, de locais, de guias.

Minhas dicas: mantenha sua microbiota saudável pra que ela aguente sem perrengue uma comida e micro-organismos diferentes numa viagem dessa. Uma dieta rica em alimentos fermentados e vegetais ajuda nisso, suplementos de lactobacilos também, por aí vai.

Comer comida local ajuda muito – existe uma sabedoria milenar no comer o que se come no local. Clima, ingredientes e costumes estão intimamente ligados com a saúde. Se a galera de um lugar está comendo aquilo, coma também. É mais fácil você passar mal comendo uma pizza ou um camarão na Índia do que comendo um curry de vegetais, pelos motivos óbvios de que comida local é sempre mais fresca e pensada para atender às necessidades daquele lugar em específico.

Lavar as mãos? Sempre, mas isso até em casa, né gente. Nessa onda do álcool em gel, então, taca álcool na dúvida.

Ah! As especiarias por si só tem um poder antifúngico e antimicrobiano gigante. Se vocês nunca se perguntaram porque na Índia se come tanta especiaria e tanta pimenta, façam essa pergunta. Quando mais você se entupir de pimenta, gengibre, cardamomo, cravo, mais chance de se manter saudável.

Alimentos crus? Evite. Prefira os cozidos. Suco, gelo, água de cântaros na rua? Evite.

Agora, piriri de turista acontece, principalmente se você não está acostumado com tantos temperos, pimenta ou está com uma microbiota interna frágil. Mas passa 😅.

Pra acompanhar mais da viagem:

#criadosoltoindia
#criadosoltodelhi

( tem também episódio no meu PODCAST )

30/1/2023
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas