Viagens

“Cachaça” indiana.

Daí você está na Índa, em Bikaner, no meio do deserto do Thar e encontra o quê?

Cachaça.

Quer dizer, destilado de cana de açúcar de uma cidade vizinha, Mahansar.

Bebida alcoólica não é bem o forte da Índia – afinal a maior parte das religiões pregam o não consumo de álcool – mas aparentemente essa cidade tem uma tradição antiquíssima de produção de destilados.

De cana? Sim, de cana. A cana é asiática e foi pro Brasil só depois das navegações do século 16. Aqui na Índia ela é cultivada desde sempre, e já era um cultivo importante por volta de 400 a.C.

Claro que a destilação veio muito depois e tem toda aquela ligação com as destilações alquímicas | espagíricas , blá, que antes eram usadas para medicina e perfumes, blá, blá, e que depois da Idade Média o povo começou a usar como birita, etc., etc.

As receitas tradicionais dessa cidade aqui vizinha são do século 17, 18 – e o mais famoso é o destilado de cana infusionado com pétalas de rosa.

Viciante. Inclusive foi minha bebida durante toda a noite, com gelo e gotinhas de limão.

Detalhe pro bar, que provavelmente é um dos mais legais do Rajastão 😅: dentro do @hotel_bhairon_vilas , o bar só funciona quando o dono abre as portas, serve os drinks e bebe com os amigos e hóspedes.

Última curiosidade: Bhairon ( não, nada a ver com Lord Byron ) é uma das manifestações do Deus Shiva, muito cultuado aqui no Rajastão ( pois é, não é um exú na foto, é o tal do Bhairon ) e que, pasmem, é provavelmente o único deus hindu que recebe como oferenda…. álcool.

Daí tudo faz sentido.

Pra ver mais coisas da viagem: #criadosoltoindia #criadosoltobikaner

30/1/2023
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas