Viagens

O que são vinhos de mínima intervenção?

Vamos lá. Esse é um termo que muita gente está usando – muitos de maneira – e que acaba confundindo muita gente.

Vinho de mínima intervenção é vinho natural?

Não necessariamente. Vinho natural é vinho feito com uva de cultivo ecológico e depois vinificada sem adição de insumos enológicos, no máximo um pouco de SO2.

Mas então o que é mínima ou baixa intervenção?

Em primeiro lugar, o termo geralmente é empregado pra se referir à vinificação, ou seja, ao ato de fazer o vinho, depois que você já tem a uva colhida. Ou seja, você pode fazer um vinho e mínima intervenção de uvas orgânicas, biodinâmicas, familiares ou… convencionais.

O termo mínima ou baixa intervenção não se refere ao cultivo.

Ok. Então já que o termo se refere à vinificação, vamos entender o que são intervenções e o que seria uma “alta” intervenção.

O que chamamos de vinho convencional, comercial, industrial – que representa 99% de todo o mundo do vinho hoje – é baseado em uma idéia de modificar, adicionar, retirar, padronizar e deixar “melhor pro mercado” os vinhos.

São centenas os aditivos enológicos e técnicas utilizadas para deixar o vinho com mais ou menos cor, mais ou menos acidez, taninos artificiais, leveduras artificias, estabilizantes, conservantes, enzimas, e por ai vai.

Os aditivos enológicos são equivalentes aos aditivos alimentares. Então pensem em um pão de saquinho de supermercado ou um suco de laranja de caixinha que não tem nada de laranja dentro, praticamente. Esse é o vinho convencional, industrial, que pode ser feito em grande, mega, média ou até em pequena escala ( muitos artesanais utilizam a mesma maneira de “fabricar” vinhos, com doses elevadíssimas de insumos ). Isso poderia ser chamado de vinho com “alta” intervenção.

Agora, uma vez que não existe legislação nem regulamentação para o termo “mínima intervenção” ou “baixa intervenção”, não existe uma idéia clara do que isso representa em cada caso.

Se você pode usar 200 aditivos enológicos no seu vinho, mas só utiliza 50, isso é baixa intervenção? E se você utiliza apenas 3? Utilizar sulfito é baixa intervenção? Utilizar levedura selecionada é baixa intervenção?

Pois é. A mesma coisa que falar que sua cerveja é artesanal, que sua comida é farm to table ou que seu cosmético sustentável. Existe muita margem para malandragem, marketing mentiroso e o famoso “se aproveitar dos termos da modinha”.

No mundo ideal, baixa ou mínima intervenção seria um vinho feito com muito, mais muito pouca intervenção de técnicas ou aditivos enológicos. Mas o que é baixo ou mínimo para cada um depende de cada produtor.

Por isso a importância de não consumirmos cegamente esses termos, mas sim, conversarmos com os produtores para termos clareza de como eles elaboram os vinhos, para daí sim, escolhermos com CONSCIÊNCIA e decidirmos o que PARA NÓS é o melhor. Seja baixa intervenção, seja natural, seja orgânico, seja em conversão, seja familiar, seja artesanal.

1/6/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas