Eventos & Jantares

Brunch da Enoteca: agora é todo Sábado, a partir das 11h.

IMG_6738 2

A partir de 19 de Maio começa o brunch da Enoteca.

Todos os sábados, das 11h às 16h: aquela coisa meio café da manhã, meio almoço, meio sóbrio, meio ébrio. Só insumo orgânico e artesanal, muito café misturado com vinho natureba, música, mercearia orgânica e gente criada solta. 


O menu: 

Todos os pratos são preparados com insumos orgânicos e artesanais, claro, respeitando a sazonalidade. Os pães são de fermentação natural e longa, com base de trigos ancestrais como espelta e khorasan, além de fubá de milho crioulo, farinha de mandioca e ingredientes de reaproveitamento, como borras de café, cascas de banana, cascas de legumes. O vinagre natural de vinho fazemos como uma forma de reaproveitamento de fundos de garrafa. O malte orgânico é reaproveitado da fermentação natural de cervejas que nossos amigos produzem. 

O leite de vaca orgânico vem fresquinho lá de Botucatu, toda manhã, e com ele a gente faz manteiga fermentada, coalhada e creme de leite fresco. Também usamos manteiga fermentada e derivados do leite de outros amigos que produzem. Os ovos vem da galinhas de nosso quintal, assim como as verduras, ervas, folhas. Tudo da horta. Os outros insumos de hortifruti chegam de pequenos produtores ao redor da cidade ou então de coleta de xepa de feira orgânica, devolução de grandes redes, excedente de safras e legumes e frutas fora do padrão. 

As geléias, fazemos com frutas de época. O pesto de taioba, com as taiobas da nossa horta. Todo dia fazemos leites vegetais de inhame com castanhas demolhadas e leite de coco, que viram bebidas quentes como cacau com leite de coco e especiarias ou leite de cúrcuma com gengibre e mel. Os cafés são selecionados por amigos que nos trazem sacas especiais, de lotes orgânicos ou biodinâmicos de diferentes partes do país, em métodos coado ou expresso. Quem quiser chá, também tem: uma seleção de chás orgânicos verdes, pretos, fermentados, amarelos, brancos. Inclusive nosso chá gelado é de chá preto brazuca, infusionado à frio com gengibre durante 24 horas. Tem também kefir de lírio do brejo lá de casa e kombuchas variadas. A granola a gente faz do início, com grãos integrais e inteiros, demolhando e germinando todos os grãos e castanhas.

Os queijos e os curados são artesanais, de pequenos produtores de Sampa ou arredores. Todos os nossos alcoólicos são naturais, orgânicos ou biodinâmicos. As cervejas, todas orgânicas de fermentação expontânea. 

A mercearia: 

Além do brunch, aos sábados abriremos um pequeno espaço de mercearia na Enoteca, pra disponibilizar aquelas coisas que todo mundo me pergunta onde comprar: fubá de milho crioulo, farinha de espelta, os queijos artesanais, a manteiga fermentada, cafés em grão, chocolate selvagem….. A idéia é colocar os produtos de nossos fornecedores orgânicos à venda. Assim, quem quiser já sai de lá já com uma comprinha orgânica feita pra semana ou pro domingão. As coisas que preparamos nós mesmos na Enoteca também estarão disponíveis: os nossos pães de fermentação natural de trigo ancestral, a granola, os pestos de taioba, o doce de leite caseiro, as geléias, as polpas de tomate, o vinagre de vinho tinto feito na casa, as pimentas lactoermentadas, as conservas. Também teremos ovos das galinhas do nosso quintal, abacates do nosso abacateiro, taiobas e lírios do brejo lá de casa, pancs e tudo mais  que conseguirmos colher no sábado de manhã pra colocar na vendinha no mesmo dia. Até leite, pra quem quiser, vai ter. Fresquinho, ordenhado no dia. Dependendo da disponibilidade, também teremos hortifruti de xepa, de devolução ou fora do padrão, com preços bem em conta – assim a gente ajuda o produtor que levaria prejuízo e ainda evita o desperdício. Sem falar dos vinhos e cervejas, claro. Naturais, orgânicos e biodinâmicos, sempre à preço de empório. 

16/5/2018
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas