Viagens

NATUREBAS DO CHILE: Montsecano

Nossa “visita” na Montsecano começou na verdade com um jantar em santiago. Nossa visita na verdade tinha sido adiada, depois foi remarcada, terminamos num jantar com vários vinhos e mais alguns amigos entusiastas dos vinhos naturebas. Tomando Montsecano 2015, claro. E no final das contas, Julio acertou pra gente visitar os vinhedos no dia seguinte.  

Montsecano 2015 na foto! 

Pinot Noir biodinâmico “de ovo”, recém engarrafado para provarmos aqui hoje. 

Me apaixonei perdidamente por esse vinho. Viticultura biodinâmica, vinificação natural, blá, blá. Embora seja o de vinho que não dá pra classificar, como todos que eu realmente me encanto. Como disse o próprio Julio, o importante não é o “selo”, mas sim atenção genuína que se dá ao que se está fazendo. Uou. 

A Montsecano é um projeto de vinhos biodinâmicos – ou como eles gostam de falar, vinhedos biodinâmicos e vinificação natural – em Casablanca, no Chile. Ostertag é um vinhateiro Alsaciano, que encontrou na vida um fotógrafo chileno – o Julio – e com mais um sócio montaram esse projeto de Pinot Noir no Chile. 

Aqui, a paisagem da propriedade. 
Ostertag mostrando pra gente a bodega, de cima dos vinhedos. ” Para se fazer bom vinho o lugar tem que ser bonito. E cheio de energia”.  Antes das vinhas, não havia outros cultivos no lugar. Então o ambiente tem sua biodiversidade muito preservada. São 24 hectares, mas só 5 com vinhas. 

André Ostertag e sua equipe de vindima. Os Pinot Noir já estavam fermentando loucamente nos tanques. Leveduras selvagens, vinhedos biodinâmicos, sem adição de Sulfitos, guarda em ovos de cimento. 

Dai vem a equipe e te convida pra ficar para jantar, e você não pode pois tem voo as 20h30 da noite de volta pra selva de pedra de Sampa….. 

Ainda nos vinhedos. Ostertag dando uma pãtza aula de biodinâmica a cada pergunta. Dá vontade de pegar um banquinho, sentar do lado e ficar ouvindo ele falar. 

Aqui, explicando como a poda do último raminho do braço pode desregular totalmente o ciclo da videira. A idéia numa viticultura mais natural é sempre fazer com que a planta não se esqueça de que ela é uma planta, para que as frutas tenham todo potencial possível. 

7/4/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas