Viagens

NATUREBAS DO CHILE: Elena Pantaleoni, Giulio Armani & Nicola Massa fazendo vinho no Chile.

….. e nossa tarde foi assim. 

Pisando uvas País com Elena Pantaleoni, Giulio Armani ( eles fazem os La Stoppa e Dinavolo lá na Itália, e estão fazendo sua primeira vinificação aqui no Chile ), Nicola e Luciana. Mas não foi só uma pisa. Foi pisa de uvas com gin tônica na mão. Meu tipo de trabalho! Rss

Fomos visitar o trio italiano parada dura que está fazendo agora também vinhos no Chile. Nesse dia que chegamos lá, tinham chegado as uvas País de Coronel de Maule para Elena Pantaleoni, Giulio Armani e Nicola Massa.

Decidiram fazer um vinho natural ao estilo tradicional chileno. Elena e Giulio fazem os La Stoppa e os Dinavolos lá na Itália, pra quem ainda não ligou os nomes às pessoas. Pãtzas vinhaços. 

A mãe da Elena tem uma casa aqui na região, onde fez vinho algumas vezes, mas agora retomaram o projeto fazendo vinificação de Pais. Estilão chileno tradicional mesmo. Pisa pé, saranda ( é uma esteira de madeirinhas onde você desengaça as uvas ), tonéis de madeira Rauli , estágio em tinajas ( são as ânforas feitas de argila que tem no chile, e talvez eles usem ). 

E essa é a primeira vinificação deles aqui! Momento histórico! ( merece mesmo um gin tônica )…… 

Nós fizemos apenas uma pequena parte da pisa, tirando os engaços, no primeiro dia. A Pais vai fermentar em barrica aberta, com leveduras naturais. Eles inclusive colheram a País mais cedo, para ter maior acidez. Engraçado pois, como é a primeira vez que estão fazendo vinho no Chile, ainda não sabem muito bem lidar com essa uva tão diferente. É a primeira vinificação pra eles de uva País. Imaginem acostumados com as uvas italianas, é um outro mundo. 

Certeza que vai sair um vinhão. Não vejo a hora. 

5/4/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas