Comida, Ervas & Plantas

Garrafada de casca de cacau, café e cítricos.

Garrafada da semana que tá indo pro brunch da @enotecasaintvinsaint : cachaça orgânica infusionada por alguns meses com cascas de cacau, de café e mexericas.

A gente serve lá na Enoteca como birita mesmo, como aperitivo ( com gelo e água com gás ) ou digestivo ( purinho ).

O café, o cacau e as mexericas tem um montão de propriedades legais, em especial antioxidantes e estimulantes.

Pois é: as garrafadas tem uma longa história aí na medicina tradicional, e muito mais do que bebidas alcoólicas com um “gostinho”, elas sempre estiveram presentes nas farmacinhas caseiras.

As garrafadas de cachaça são uma infusão de ervas medicinais em álcool ( sim, mesma base das tinturas, mas de uso bastante “popular” ).

Aqui a idéia não foi fazer remédio não ( embora eu adore a idéia de que houve uma época em que o alimento e as bebidas não eram assim parentes tão distantes dos remédios, e tudo se fazia nas alquimias das cozinhas ) , mas sim, uma birita gostosa mesmo – e que por acaso tem lá seus efeitos energizantes, estimulantes e antioxidantes.

O mais legal de tudo é que as cascas de café, as cascas de cacau e as cascas de mexerica são coisas que provavelmente em uma cozinha normal “iriam pro lixo”.

Aliás, separadamente, as cascas de café e as cascas de cacau pouco a pouco estão até sendo, por alguns produtores, vendidos como deliciosos “chás”.

( correto é dizer infusão, pois não vem da planta do chá )

A infusão de casca de café e a de casca de cacau são deliciosas, estimulantes também como seus grãos, mas muito mais delicados.

As cascas de mexerica? Vixe maria. Sabe todas as propriedades benéficas das frutas cítricas? Então. Tá tudo nos óleos essenciais da casca. Além de fazer bem deixa um aroma maravilhoso pela casa.

É. E vocês jogando fora, né 😅.

Mas é normal. A nossa geração cresceu num “modo de vida” que não aprendeu certos princípios básicos de uma vida saudável. Como por exemplo como aproveitar ao máximo os ingredientes e usar a alimentação como medicina.

1/10/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas