Comida, Vinhos

Bebidas indígenas fermentadas.

Caxiri de cará roxo. Aluá de abacaxi. Tarubá de beiju de macaxeira.

Todos esses são fermentados alcoólicos indígenas que boa parte dos brasileiros não tem idéia que existem.

O aluá pode ser feito de milho, mandioca, ou frutas. Muitas das vezes é feito com abacaxi, e ao longo da história começaram também a adicionar garapa ou rapadura na fermentação.

O Caxiri é como genericamente se chamam muitos dos fermentados alcoólicos indígenas: aqui foi feito de cará roxo amazonense, mas muitas vezes feito com mandioca, com adição ou não de frutas.

O tarubá, menos conhecido dos três, é feito com beiju de macaxeira ( mandioca brava ): depois da massa e da extração do tucupi, se faz o beiju torrado, que é guardado para fermentar ( às vezes em folhas de bananeira ). Esse beiju depois é diluído em água, e a bebida fermenta até atingir a formação de álcool.

É. Existem inúmeros fermentados alcoólicos indígenas na nossa tradição brazuca, afinal, muito antes do Brasil se chamar Brasil, já existiam povos por aqui que dominavam técnicas de fermentação – e sim, alcoólicas, pois a visão de que indígenas não bebiam álcool é falsa.

Obviamente que a ingestão de bebidas alcoólicas, no pensamento e cultura indígenas, era completamente diferente do “nosso” pensamento que temos hoje: e muito mais ligado à nutrição ( pois eram também alimentos ), e a funções sociais, espirituais e ritualísticas.

O mundo dos fermentados alcoólicos ancestrais é gigantesco, e aqui no nosso brazilzão a gente tem inúmeros exemplos pra matar a sede alcoólica, cultural e espiritual de muita gente.

Eu fui pra Amazônia pra tentar aprender mais sobre isso e visitar uma galera que ainda está fazendo fermentados ancestrais ( ou está produzindo de maneira moderna fermentados com ingredientes nativos ).

Esses provei aqui no @casa_de_comida_indigena_manaus ( que é um projeto tão maravilhoso que vão ter dezenas de posts sobre eles ainda 😅).

#criadosoltoamazonia

26/10/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas