Comida, Ervas & Plantas

O que é comida e o que é remédio?

O que é comida e o que é remédio? Da cozinha nasce o alimento e também a medicina.

Em uma das aulas de ontem esses limites ficaram bem tênues ( pois são mesmo ).

Fizemos xarope de flores de guaco com hortelã japonesa e fermentado de flores no mel. Ambos podem ser usados ( e são ) na medicina tradicional, assim como em pratos ou coquetelaria.

O xarope é feito com base de açúcar. O açúcar é um conservante natural, e mantém as propriedades das plantas por muito tempo. A vantagem do sabor doce mascara o amargor da maior parte das plantas medicinais, por isso mesmo é muito administrado para crianças. Na cozinha os usos são inúmeros: misturado com bebidas, em sobremesas, como geléias.

O que é comestível e o que é medicinal? A maior parte das plantas que conheço, das ervas, verduras e legumes, da frutas e flores e raízes…. tem infinitas propriedades que chamamos “medicinais”. Tanto o boldo quanto a banana. Existe uma diferença muito grande em se manter saudável e “remediar” um estado de doença. Remédios surgem quando já existe um desequilíbrio. E boa parte de manter-se saudável começa pela boca, começa na cozinha, começa nesse mundo meio mágico, guloso e alquímico de uma cozinha farmácia, de uma medicina alimento.

A segunda receita que fizemos foi um fermentado de flores ( laranjeira, lavanda, camomila ) em mel. Para usar em um pudim de tapioca flocada. Mas a lavanda, a flor de laranjeira e a camomila são famosas por suas propriedades medicinais, e além de deliciosas e aromáticas, também tem efeitos calmantes, que podem auxiliar, por exemplo, em casos e insônia e de ansiedade. No Japão, o koso, fermentado no mel, é medicina. No Brasil caipira, o mel de alho é medicina.

O mundo da gastronomia é vasto e infinito. O mundo da medicina também. E em ambos podemos listar diversas preparações em que são necessários um nível de conhecimento e de técnicas muito aprofundadas.

Medicina tradicional requer estudo. Muito estudo. Gastronomia também. Mas isso não impede que andem de mãos dadas. E talvez seja exatamente isso o que tenhamos esquecido.

#fazendopracomerdepois
#quarentenacriadasolta

3/12/2020
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas