Ervas & Plantas

Picão Preto

Watercolour illustration (Bidens pilosa) by Lucia Garces, winner of the Australian Museum Scientific Illustration Scholarship

Picão preto (Bidens pilosa).

A gente acha por aí nos cantos, nos terrenos, expontâneo nas hortas, na calçada. É uma erva medicinal, mas tem gente que considera como erva  “daninha”. Depende do ponto de vista de cada um. Sempre foi utilizada pelos povos amazônicos brasileiros, peruanos, e até pelos mexicanos, com diversas finalidades.  

Considerado diurético, antioxidante, desintoxicante, antisséptico, antiinflamatório e hepatoprotetor.

Em casa, sempre foi o remédio certeiro pra infecções urinárias – aê mulherada – pois além de diurético, tem vários componetes tóxicos para certas bactérias e fungos.

Usado como diurético, ajuda também na regulação da pressão arterial, combatendo o inchaço por diversas causas, e é ótimo nos  casos de infecção/inflamação urinárias, alergias diversas e outras infecções internas e externas causadas por vírus, bactérias e fungos.

Pra gente que bebe, é um bálsamo desintoxicante, além de ter propriedades de proteger rins e fígado. Algumas pessoas usam até em casos de hepatite.

É ótimo digestivo, no geral, melhora acidez estomacal, e também problemas respiratórios como bronquite, tosse, até mesmo dor de garganta. As folhas esmagadas ajudam a aliviar dores de cabeça e dores de dente. A infusão das flores é utilizada para tratar dores estomacais e intoxicação alimentar.

Uso externo ajuda a aliviar picadas de insetos, afecções de pele, assaduras e irritações.

O jeito mais comum é fazer a infusão da planta inteira, ou de partes: folhas, flores, sementes, raíz. Para preparar a infusão, é só colocar  as ervas secas em água fervendo e esperar alguns minutos. 

Lembrando que é sempre bom pesquisar os efeitos e as contraindicações de cada erva medicinal antes de utilizar. Não é porque é planta que pode abusar. 

10/10/2018
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas