Comida

Maracujá: usando as folhas, flores, casca e polpa.

 

Sabedoria popular que maracujá acalma. Pouca gente sabe no entanto que dá pra usar a fruta inteira e as folhas, e não é só de sossega Leão que ela é feita. A polpa geralmente é usada para sucos, doces, culinária.

Mas é das filhas que geralmente se faz o chá, que combate insônia, depressão, ansiedade, é diurético é super antioxidante. Aqui em casa lutei alguns meses contra a mosquinha de fruta, que bichava todos os meus maracujás, até plantar esse roxo, de polpa bem amarela, que além de não pegar bicho, é super saboroso.

Passo a polpa na peneira, seco as sementes e faço mudinhas para novas plantas. A polpa eu tomo fresca ou congelo pra usar depois. Das cascas, rola fazer farinha: é só secar e bater no liquidificador. Fonte de fibras incrível, além de ter muita pectina, o que ajuda na saciedade, diabetes e controle de peso.

 

Além disso, pela pectina, também pode ser usada como base para geléias, pra dar aquela textura a mais que só a pectina dá. Para o chá, uso as folhas frescas ou secas. Seco as folhas no sol, num domingão que nem esse, até ficarem bem sequinhas ( demora uns dias ), depois guardo num pote hermético. O chá de folha de maracujá é ninja pra relaxar e ainda eliminar líquidos – duas coisas preciosas para gente como eu, pessoinha ansiosa e com tendência à retenção de líquido.

Hoje mesmo foi dia de colher maracujá, tirar a polpa, secar semente pra muda, secar casca e secar folhas. O chá deixo pra tomar mais tarde, pra poder curtir a lombra da domingueira e acordar descansada pra mais uma segundona de pauleira. #fazendopracomerdepois @enotecasaintvinsaint

28/5/2018
Comente Compartilhe
×
Contact

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

We recommend making reservations - Tables above 6 people only with previous menu reservation