Comida

Poquecas, tamales, humitas, pamonhas…..

Pedi tamales ontem na cozinha, eles me fizeram poqueca. Poqueca vem de moqueca, que vem de moquear. Tradição indígena de cozinhar alguma coisa na brasa, em folha.

Esse tipo de preparação gente encontra no Brasil e também nos países vizinhos, com variações diversas de recheios e farinhas. São os tamales, as humitas, e as próprias pamonhas.

O tipo de folha também varia. Palha de milho, de bananeira, Caeté, figueira. Se usa farinha de milho, milho verde, mandioca, batata doce, banana verde.

Mais pro Sudeste, os índios comiam mais milho. As pamonhas reinavam – mas ficaram doces só depois da colonização, quando viramos uma colônia de exploração açucareira. Mais pro nordeste, a comida era mais com base na mandioca: moquecas e poquecas à vista.

Tem também no Brasil os acaçás, feitos com farinha de milho branco ou vermelho, ou arroz. Pode levar coco, leite de coco ou leite, e é comida de santo. Mas o cozimento do milho é feito antes, na panela, e a folha é só pra servir mesmo.

Eu sou tarada por esses embrulhinhos, que, como um amigo mesmo disse, eram as “quentinhas” de antigamente.

Pelo México, Argentina, Chile, Peru, os nomes também variam entre humitas e tamales, dependendo por exemplo do tipo do milho e se ele é mais pedaçudo ou não. Esquadros, Bolivia, Panamá. Existem variações com carnes, peixes, frangos, leite, tomates e cebola. Cuba, se fazem moqueados com banana verde ( eeeeeee viva o amido resistente! Rss )

Ou seja, pegou uma folha, enrolou com o que tem, mistura uns grãos ou uma farinha e beleza. Até de quinua eu vi no Peru.

É uma daquelas receitas que dá pra pirar nas preparações, cozinhar na brasa ou no vapor, impressionar os convidados e ainda se alimentar de uma boa dose de cultura gastronômica.

Hoje já teremos Poqueca no menu degustação. Pra harmonizar….. boa pergunta. Vamos decidir na hora! Rs

2/9/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas