Comida

Feijões crioulos

Uhu! Primeira “safra” de feijões aqui de casa. Plantamos várias sementes diferentes, doadas por amigos, todos de sementes crioulas. Feijãozinho verde, vermelho, rosa, preto, rajado preto e branco, rajado branco e vermelho.

Essa semana já teremos feijões nossos nos pratos do dia da Enoteca. Com a chegada da estação dos cogumelos Porcini, lá em Santa Catarina, iremos servir eles grelhadinhos, com salteado dos nossos feijões. 

Para quem não sabe, feijões são nativos da América, e existem registro de mais de dez mil anos de história. 

Ótima fonte de proteínas, vitaminas, minerais e ferro, além de fibras, faz parte da nossa cultura gastronômica desde muito tempo. Mas o arroz e feijão não é só nosso: várias culturas americanas tem o mesmo prato, elaborado com uma coisa ou outra diferente: os moros e cristianos, por exemplo, é um prato de origem cubana ( mouros eram os feijões escurinhos e cristianos o arroz branquelo ). 

Parte do dia a dia e fonte fundamental de nutrientes para a cultura brazuca, com o passar do tempo, assim como muitas outras coisas, ele foi ficando restrito a certas variedades mais comerciais e mais produtivas. Não raro você só encontra no mercado duas ou três variedades de feijão, no máximo. Preto, branco, carioca. Aliás, o feijão carioca foi uma “criação” na década de 70 justamente para ser mais produtivo e mais barato, dessa forma, também mais acessível. E embora tenha se estudado fazer feijões transgênicos, eles nunca foram aprovados por falta de estudos de segurança alimentar dessas sementes. Então pelo menos por algum tempo teremos feijões “livres” por aí. 

Para achar variedades tradicionais, temos que sair dos grandes centros e buscar quem ainda cultive variedades crioulas e diversas. Variedades são infinitas. Das que já estavam aqui às que foram sendo trazidas ou implementadas, tem feijão pra tudo quanto é gosto. 

Só temos que lembrar que os feijões, assim como todos os grãos e castanhas, tem que ser deixados de molho no mínimo doze horas antes do consumo. Além de deixar mais molinho pra cozinhar, quando os grãos são secos, ajuda a eliminar os antinutrientes que eles carregam com eles naturalmente.

18/4/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas