Viagens

Naturebas Italianos e Eslovenos: primeira parada, Cascina deli Ulivi.

Duas vezes por ano damos uma fugidinha para conhecer alguma região vinícola e trazer novidades na mala. E aproveitamos para descansar um pouco, afinal, dono de restaurante também é ser gente. 

Dessa vez fomos para Eslovênia e Itália, fazendo um roteiro desde o Piemonte até a fronteira com a Eslovênia ( várioooos laranjas ) visitando produtores de vinho natural e biodinâmicos como Bellotti ( primeira parada, uhuuuuu! ) Vignetto SanVito, La Stoppa, Gravner, Marco Fon, Damijan, Klinec, Princic, Simcic, Radikon. Quem quiser nos acompanhar nas outras viagens, é só seguir o insta ou o face Lis Cereja. 

Essa é a uva cortese, uva do piemonte e que aparece em vários brancos do Bellotti. A Cortese é a uva do vinho branco de Gavi, docg, região onde ficam alguns vinhedos do Bellotti. Essa uva é cultivada desde os anos 700. Esse vinhedo é o famoso vinhedo Filagnotti….

O Bellotti faz vinificação natural: não adiciona nem retira nada. Não acrescenta sulfito. O único enxofre que entra na cantina é para higienizar as barricas depois de lavadas, antes de colocar vinho novo lá dentro. Esses são disquinhos de enxofre, que com fogo, se acende e se queima, liberando So2 em forma de gás, para que esse possa higienizar o recipiente, agindo como “desinfetante”.

Joaninhas nos vinhedos do Bellotti! As joaninhas viraram marca registrada dos naturebas pelo mundo pois é um dos insetos mais sensíveis à tratamentos químicos, e ao menor sinal deles, elas desaparecem. Por isso, se uma joana está por perto, é sinal de que o vinhedo está saudável. Vinhedo sem bichinhos e sem vida, corra pra longe…..


Fazendo novos amigos na Azienda. A Cascina degli Ulivi não é uma vinícola, mas uma azienda agrícola. As aziendas são o modelo “antigo” de produção e agricultura que existia antes do boom da agricultura industrial, onde a monocultura reina. Infelizmente não são mais a maioria, mas houve uma época que era o principal modelo agrícola de subsistência. Aqui, por exemplo, eles criam animais para comer, frutas, verduras e legumes, fazem os queijos, cultivam o trigo, fazem o pão, as geléias, as pastas, e claro… O vinho. A maioria trabalha na azienda a muitos anos, que se sustenta basicamente de sua produção, e cada um faz uma coisa ali dentro: ordenha, queijo, o pão, a cozinha…. e claro, o vinho. Eles tem um restaurante e uma hospedaria com 4 quartos que são um portal na realidade – que aliás, recomendo demais: é uma experiência única e faz você entender realmente que a biodinâmica e o vinho natural está muito além do vinho. Está nas pessoas e na forma de vida delas.

Esses são os famosos pêssegos da discórdia: estamos no vinhedo Filagnotti, que ficou famoso por perder o direito à denominação de origem por causa…. de pêssegos. A Docg não permite mais que 1% de outras culturas dentro do vinhedo ( vai falar isso pra qualquer pessoa biodinâmica, ela vai rir ), e daí os pessegueiros do Bellotti viraram proibidões e o vinhedo saiu da dogc Gavi. Azar da Docg…..

A Cascina degli Ulivi não é uma vinícola, mas uma azienda agrícola. As aziendas são o modelo “antigo” de produção e agricultura que existia antes do boom da agricultura industrial, onde a monocultura reina. Infelizmente não são mais a maioria, mas houve uma época que era o principal modelo agrícola de subsistência. Aqui, por exemplo, eles criam animais para comer, frutas, verduras e legumes, fazem os queijos, cultivam o trigo, fazem o pão, as geléias, as pastas, e claro… O vinho. A maioria trabalha na azienda a muitos anos, que se sustenta basicamente de sua produção, e cada um faz uma coisa ali dentro: ordenha, queijo, o pão, a cozinha…. e claro, o vinho. Eles tem um restaurante e uma hospedaria com 4 quartos que são um portal na realidade – que aliás, recomendo demais: é uma experiência única e faz você entender realmente que a biodinâmica e o vinho natural está muito além do vinho. Está nas pessoas e na forma de vida delas.

Além do vinho, o Bellotti é famoso pelos pães de fermentação natural, feitos com pasta madre e de grãos ancestrais. Eles cultivam 5 tipos de grãos ancestrais para os pães, que fermentam 24 horas e assam num forno a lenha feito de barro. Os grãos são cultivados nos vinhedos…. E são fenomenais. Além do consumo por aqui, eles vendem para o mercado local.

Esse é o homi!

A primeira safra do Bellotti foi em 78. Com biodinâmica ele trabalha desde 1984 – diz que quando começou, queria fazer vinho como achava que devia ser feito: só com uva. Quando começou, conheceu um vinhateiro que trabalhava com biodinâmica e viu com seus próprios olhos como as videiras eram diferentes e como o trabalho dava certo. Ele sempre foi considerado cabeça dura pelos outros vinhateiros. Faz vinificação natural sem adição de nenhum produto enológico.

E não é que chegamos aqui na Cascina degli Ulivi bem no dia que iniciou a vindima? Parece que esse ano a colheita começou mais cedo pois foi um ano bem quente e seco. O Bellotti disse que a uva esse ano está linda. E está mesmo, a safra promete. Hoje de manhã fomos fazer a vindima com eles. Cachinho por cachinho, um exército de joaninhas, aranhas, tesourinhas, grilos e besouros vão acompanhando a colheita. O Bellotti é um dos papas do vinho natural e biodinâmico aqui na Itália, e trabalha dessa maneira desde a década de oitenta. Pra gente que é nerd natureba, é uma honra poder colocar a mão nessas uvas, que sabemos que vão se transformar em vinhos semplicemente maravilhosos……

Algumas dessas videiras são híbridas de viníferas européias e asiáticas: vinhedo novo, de 3 anos, do Bellotti. Resistentes à maioria das pragas habituais, não precisa de nada de tratamento.

Praticamente todas os produtos da mesa, como carnes, leite, verduras, vinho, queijo, cereais, são produzidos aqui por eles. Geralmente quem domina fermentação natural em vinho domina fermentação natural de pães.

O pão, quem faz, é a Gabriela, faz 13 anos. Ela começou a fazer os pães aqui na Cascina quando tinha 17 anos.

Os vinhos do Bellotti estão já no Brasil – aleluia – pelas mãos da Importadora Piovino. Vale a pena entrar no site e experimentar todos.

23/10/2015
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas