Comida, Ervas & Plantas

Um pé de gengibre…

Alguém já viu um pé de gengibre? Perguntinha do milhão. Garanto que a maioria não saberia se desse com um pé de gengibre na frente. Mas é esse aí, essa plantinha simpática que dá o famoso rizoma comestível e saudável pacas. 

“Rizomas são caules subterrâneos que acumulam substâncias nutritivas. Em alguns rizomas ocorre acúmulo de material nutritivo em certas regiões, formando tubérculos. Rizomas podem ser distinguidos de raízes pelo fato de apresentarem gemas laterais.” Ok? Rs… Então o gengibre não é um raíz, mas um caule subterrâneo, ou seja, um rizoma.

Usado até a exaustão na culinária oriental e elevado a status medicinal pela ayurvédica, é um daqueles ingredientes que tem que ter sempre na dispensa. Seja fresco, seja em pó.

Acelera o metabolismo, esquenta, alivia náuseas e úlceras, antioxidante, anti-inflamatório, melhora a absorção dos nutrientes, é ótimo descongestionante, limpa os canais nasais, alivia dores musculares e dores nas articulações, ajuda num sono regular e ainda reza a lenda que tem poderes afrodisíacos.

Eu nunca testei fazer nada com o caule e com as folhas do gengibre, mas vou testar e depois conto. Deve dar pra fazer um pesto interessantíssimo, um chá, um suco… quem sabe até usado picadinho num refogado como alho poró……. O gosto cru é um gengibre mais “verde”. Delicia. 

1/7/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas