Viagens

NATUREBAS DO CHILE: Juan Ledesma e as Viñas Inéditas.

Tiramos um dos dias para visitar nosso amigo, Juan Ledesma, do Vinhas Inéditas. Nos conhecemos no Brasil a mais de 6 anos mas nunca tinhamos tido a oportunidade de visitá-lo no Chile. Fomos. E foi espetacular. Ele levou a gente por um passeio nas regiões mais ermas do secano chileno, cidades históricas, fornteiras de antigos territórios mapuches, florestas que desapareceram por conta da indústria madeireira, e por aí vai. Fomos também visitar os vinhedos centenários que ele usa para fazer seus vinhos. 

Juan, como todos os enólogos dessa nova geração chilena, começou a fazer vinhos convencionais e boa parte de seu trabalho foi em cima disso. E em certo momento começou a se seduzir pela maneira mais tradicional, pelos métodos de vinificação natural, pelas uvas e vinificações diferentes, 

Aqui, Malbec de mais de 150 anos, aqui em São Rosendo, Biobio. São as uvas que Juan Ledesma usa em seus vinhos Vinhas Inéditas. A Malbec chegou aqui lá pelo século 18, com a imigração francesa para a região. Por isso que se encontram mais por aqui do que na região centro do Chile. 

Moscatel de Alexandria. Foi uma das primeiras uvas que chegaram no Chile, e durante muito tempo foi uma das únicas a ser vinificada por aqui, juntamente com a País. Do grupo das aromáticas, provavelmente veio do norte da África.

Diferente da País, que veio das ilhas canárias: uma das teorias é que ela só veio das ilhas canárias pra cá pois a ilha era a última parada das caravelas antes de vir para as Américas.

A Moscatel de Alexandria, assim como a País, está sendo redescoberta pelos vinhateiros e pelos próprios chilenos. Muitos dos vinhateiros naturebas estão fazendo vinhos com essa uva, inclusive alguns bem interessantes de maceração com as cascas. 

Paradinha entre Yumbel e Quillón…. Para comer empanadas, claro. Também não dá pra vir pro Chile e não comer empanadas chilenas.

Chilenos e argentinos se degladeiam nas discussões sobre de quem é a melhor empanada. Aparentemente, os chilenos dizem que as argentinas não tem tanto sabor; e os argentinos dizem que as chilenas tem mais cebola do que carne… rs

Com um molho pebre ( tipo nosso vinagrete, molho campanha ) e outro de aji, mandamos pra dentro meia dúzia de empanadas.

Chicha fresca com harina tostada! Esse final de semana que passamos lá, do aniversário do Rama, é festa do padroeiro de Yumbel ( onde está o Cacique Maravilla ), São Sebastião. A cidade inteira está cheia, com festas, barracas.

Essa era uma barraca de chicha fresca. Chicha, embora o “conceito” mude de região pra região, é o mosto de uva recém esmagado. Pode ser mais fresco e mais doce ( pois não fermentou ainda tudo ), ou mais seca e borbulhante, quando já fermentou mais.

Tradição na época de vindima: chicha fresca. Essa aqui foi de uvas esmagadas anteontem, está super doce ainda.

O toque especial vem da harina tostada, uma farinha feita com o grão de trigo tostado, depois triturado – que é adicionada à chicha às colheradas.

E aparentemente se toma no café da manhã aqui no campo.

Pode parecer estranho, mas é delicioso!! 

No meio de um monte de País centenária. 

Juan Ledesma e suas vinhas centenárias de Malbec, aqui em San Rosendo. Cerca de 150 anos. Com elas, ele faz seus vinhos Vinhas Inéditas.

Enólogo de formação, foi se “desvirtuando” para o caminho natureba, e hoje faz vinhos deliciosos nessa linha. Quem esteve nas últimas Feiras de vinhos Naturebas lá na Enoteca com certeza lembra dele: ano passado ele fez sucesso com seus País em madeira de Rauli.

Vinhas de uva País.

Fusquinha de estimação do Juan Ledesma, aqui nas Vinhas Inéditas. Tarde absolutamente deliciosa – e ébria – degustando vinhos de tanque e de barrica. 

Cinsault frizante do Vinhas Inéditas. Refrescante, ácido, ligeiro, pra tomar no gargalo. 

Doideiras do Ledesma. Vinhos de frutas: Maquis e Framboesa fermentados. Uooouuuuu. 

Contrabando indo pro Braza; Malbec 2014. Moscatel Paleolítico 2015.Cinsault com flor 2015. Aqui do Viñas Inéditas. 

….. onde passamos a tarde inteira degustando, aqui no Viñas Inéditas, com Juan Ledesma. 

5/4/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas