Comida

Doce de Batata Doce

Tem doce mais doce que o doce de batata doce? Bom, tem sim. Bem mais doces e bem menos saudáveis, principalmente aqueles lotados de açúcar refinado, sejam eles de batata doce ou não. 

Um doce caseiro sempre vai ser mais saudável que um doce industrializado. Mas doce tem açúcar, e açúcar em excesso faz um mal danado pra saúde. 

Como muita gente já explicou por aí, a primeira medida pra qualquer ser que pense é reduzir o consumo de açúcar refinado – ele é um produto industrial e sem nada pra te oferecer. Demerara, mascavo, mel, melados, rapadura, açúcar de coco… São bem mais saudáveis, mas mesmo assim, são açúcares – e em excesso também vão fazer mal sim, não adianta fingir que não.

Eu nunca fui dos doces muito doces – mas depois que cortei de vez qualquer produto refinado ou industrializado das minhas cozinhas ( em casa e na Enoteca ), comecei a ficar mais sensível ainda, ao sal e ao açúcar. E naturalmente diminui ainda mais o consumo, pois as coisas que eram doces pra mim antigamente, agora são muuuito doces. Frutas readquirem seu sabor, sua doçura, os chocolates amargos já não parecem amargos.

Mas voltemos aos doces de batata doce. Não, essa coisa violeta linda aí do lado não é corante. É batata. Essa semana chegou uma batata doce roxa linda lá na Enoteca, e estou fazendo tudo com ela. Como lá na Yamaguishi eles me passaram uma receita deliciosa de doce de batata doce com leite de coco, resolvi reproduzir o quitute – e por causa da cor da batata, ficou assim, sensacional e roxinho.

A receita original coloca um quilo de batata, 250 de açúcar, 250 ml de leite de coco e gelatina sem sabor. Eu tirei o açúcar e fiz duas versões: uma sem nada de açúcar e outra com uma colher de melado. As duas ficaram ótimas. É só cozinhar a batata, bater com o leite de coco ( faça o leite de coco em casa, deixe de preguiça ), juntar a gelatina. Se achar que vai ficar muito grosso, pode colocar um pouco da água do cozimento da batata, dá até mais cor.

Coloque essa papinha numa travessa, deixe esfriar, deixe algumas horas na geladeira e voilá! Um doce de batata doce não tão doce, delicioso e mais do que saudável. 

11/4/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas