Viagens

Naturebas Italianos e Eslovenos: La Stoppa & Croci

La Stoppa hoje é referência de italianos naturebas no mundo. A família de Elena Pantaleoni adquiriu a Azienda em 73, e hoje faz vinhos de viticultura orgânica e vinificação natural. 
Na década de 80 Giulio Armani, enólogo até hoje da azienda, começou a trabalhar com eles. Na década de 90 Elena assumiu a azienda. Ageno, Macchionna e Trebbiolo são alguns rótulos já queridinhos pelos bebedores naturebas no Brasil. 
Aliás, Ageno era o nome do antigo proprietário da Azienda. As vinhas são antigas, dão poucas uvas, e a ideia de Elena é preservá-las, cuidar, sem pedir mais do que elas podem dar. Não quer que ia vinhos que ela aprendeu a fazer ao longo da história se alterem por moda, e que eles sejam a representação de sua paixão e de sua terra. Seus vinhos são apaixonantes e não passam desapercebidos. Todos tem uma personalidade forte, cada um de sua maneira. 
Alguns dos rótulos a Piovino importa para o Brasil – ainda bem…..! Rs
Macchiona! É o nome de uma antiga casa no meio dos vinhedos, que dá nome ao vinho, feito desde o início pela familia da Elena, em 73 – com as variedades locais Bonarda e Barbera, uvas tradicionais do Colli Piacentini. 

 Vigna del Volta, passito de Malvasia e Moscato, vinho que leva o nome do vinhedo – que por sua vez leva o nome do senhor Volta, que durante anos cultivou essas terras. E o Barbera della Stoppa, vinhaço, de acidez e estrutura impressionantes. Elegantérrimos, provamos algumas safras da década de 90 – todas competindo entre si. Pãtza Barbera.

Primeiro jantar no La Stoppa, veio também o Massimiliano, da Tenuta Vitivinicola Croci, com alguns vinhos para a gente provar. Ele é a terceira geração vinhateira, desde 1935, a fazer vinhos com respeito à natureza em Monterosso, Val d ‘ Arda, perto de Piacenza.

Vinhedos orgânicos e vinificação natural. Esse é o frizante espontâneo de Malvasia, Trebbiano, Ortrugo, Sauvignon e Marsanne – um algodão na boca, leve, fantástico, com cerca de 10 dias de maceração. Segundo ele, o vinho mais típico da região.

Massimiliano, da Croci, e Elena Pantaleoni, La Stoppa. Em nosso primeiro jantar por ali, regado a vinhos e novos amigos. Alguns vinhos da Croci já estão no Brasil, importados pela Piovino…

5/11/2015
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas