Viagens

Naturebas Eslovenos & Italianos: Federico Orsi, Vigneto San Vito.

Da Eslovênia, fomos para Bologna, passando por Treviso para conhecer pessoalmente a Carolina Gatti e seus vinhedos. Em Bologna fomos encontrar o Federico Orsi, da Vigneto San Vito – produtor biodinâmico do Colli Bolognesi. Essa região, de pouco mais de 30km de tamanho, elabora vinhos a mais de 2000 anos. Em 1100 já se tinha registro dos vinhos de qualidade de Olivetto. A azienda já é antiga, e produz vinhos a mais de 50 anos. Federico chegou no ano de 2005, com a ideia de resgatar o vinho tradicional da região, que transparecesse o terroir: começou a conversão dos vinhedos para biodinâmica em 2006. 

Federico Orsi e seus experimentos com ânforas, enterradas no chão. Ele ainda não engarrafa esses vinhos, mas está experimentando para ver como certas variedades se comportam.

Os vinhos do Orsi já são importados pela Metamorfósis, aqui no Brasil. E sim, depois vou fazer um post falando quem está e quem não está no Brasil, de todo mundo que visitei. 

Mas tem um que é novidade: Posca Rossa e Posca Bianca. A posca era uma bebida popular na Roma antiga, mescla de água e vinho, que a galera bebia no dia a dia. Tirando a parte da água, a idéia é essa mesma: um vinho pro dia a dia. O curioso é que ele é feito pelo método de vasca perpétua ( tanque perpétuo ): ele fica no tanque. Quando se engarrafa, completa com vinho jovem, da safra, com diferentes uvas. Ou seja, com o passar dos anos temos um tanque sempre cheio e um vinho com todas as safras “dissolvidas” pelo tempo. Uma expressão de terroir sem a interferência temporal visível, da safra. Fantástico!! 

Pignoletto Frizantte sui livieti! Sou apaixonada por esse vinho do Orsi. E olha ele aqui, sendo feiro. Com personalidade própria, harmoniza com uma infinidade de situações e comidas. A uva Pignoletto é uma uva autóctone da região das colinas de Bologna, branca, provavelmente já conhecida no mundo antigo, pois existem citações de Plínio sobre uma tal de “pino lieto”, provavelmente a mesma uva. Ele é feito a partir de uma base de vinho “tranquila” para depois ser refermentada na garrafa a partir de mosto novo do ano seguinte.

A Vigneto San Vito é uma azienda agricola, ou seja, não faz só vinho. Eles tem horta, galinheiro, porcos que depois viram uma mortadela deliciosa. Esse modelo era o modelo agrícola tradicional de toda a Europa: pequenas propriedades que cultivavam e criavam, animais, legumes, verduras, etc. E vinho, claro. Esse modelo vem sendo retomado pelo pessoal ligado ao tema do orgânico, do biodinâmico e do natural, como um modelo que preza pela biodiversidade e sustentabilidade dentro da propriedade. 

2/11/2015
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas